Aqui vai mais um pouco da pesquisa da McKinsey sobre como as empresas estão fazendo marketing online.
COLABORANDO COM OS CONSUMIDORES
Ferramentas de colaboração como blogs, wikis e redes sociais iniciaram sua participação na propaganda, desenvolvimento de produtos e serviços ao consumidor.
1/3 dos entrevistados disseram que suas empresas utilizam algum tipo de ferramenta interativa ou colaborativa na publicidade. Algo entre 22% usam essas ferramentas para retenção dos clientes, que no consenso geral, ajuda a construir relacionamentos entre empresas e consumidores. O mais interessante é que apenas 19% aplicam as ferramentas para construção de marcas. O entusiasmo para experimentar essas ferramentas é claro: mais de 1/3 responderam que não sabem qual objetivo de marketing seus investimentos em colaboração e interatividade atingem, enquanto, 15% dos orçamentos para publicidade digital das empresas vão para estas ferramentas.
Pouco mais de 2/3 dos entrevistados utilizam ferramentas online para envolver seus clientes no desenvolvimento de produtos. As razões variam de acordo com o setor, que pode testar conceitos ou gerar idéias.
Além disso, 31% responderam que utilizam ferramentas de desenvolvimento de produtos colaborativas, tais como iniciar discussões em blogs para testar idéias, envolvendo os consumidores no uso das ferramentas colaborativas de design, ou testando o comportamento de venda dos produtos em mercados virtuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário