terça-feira, 16 de março de 2010

Guerra Fria reloaded

A luta entre censura e liberdade de expressão é tão antiga quanto qualquer provérbio de sabedoria oriental. Mas a briga que o Google vem travando com a China é digna de nota, pois revisita uma disputa clichê, dentro dos moldes da contemporaneidade.

Em 2006, o Google concordou em censurar o resultado de buscas na China, filtrando conteúdos não autorizados pelo Partido Comunista. No entanto, desde que a empresa resolveu voltar atrás nessa decisão, ela vem tomando uma postura irredutível e enfrentando uma grande potência mundial.

O ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, Li Yizhong, ameaçou o Google de “sofrer as consequências” caso se recuse a colaborar com a censura do país. No entanto, o executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, avisou que prefere ter sua operações encerradas na China do que acatar a decisão do Governo.

Mas toda essa polêmica é só um exemplo da tensão cada vez maior entre EUA e China. Enquanto os Estados Unidos vendem armas pra Taiwan - que a China clama ser província sua – e recebe a visita de Dalai Lama – que a China acusa de “separativista” - o Google engrossa a discussão e mantém seu posicionamento.

Nunca faltaram apocalípticos alardeando o início de uma Terceira Guerra Mundial. Mas seria exagero dizer que vivenciamos uma nova Guerra Fria?