sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Feliz Natal e um excelente 2008!

O ano de 2007 foi um ano muito importante para a br4marketing, pois estruturamos a base da empresa para um crescimento constante nos próximos anos. O conceito One-Stop-Shop vem sendo muito bem recebido pelo mercado, que reconhece a capacidade da agência em executar projetos criativos e de resultado em comunicação, feiras de negócios e eventos corporativos.

Agradecemos a todos os nossos clientes pela confiança em nosso trabalho. Aos fornecedores e parceiros, obrigado pela paciência, dedicação, comprometimento e espírito de equipe, pois sem vocês nossos clientes não teriam sido tão bem atendidos.

Desejamos um Feliz Natal e que 2008 seja repleto de realizações profissionais e principalmente pessoais.

A br4marketing vai trabalhar até o dia 21/12/07 (sexta-feira) e retorna as atividades normais no dia 07/01/08. Afinal de contas, esse descanso é prá lá de merecido.

Ah! O brog ficará inativo nestes dias também, para refrescar as nossas cabeças e voltar com muita coisa nova pra contar.

Um grande abraço

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Brog no ar!

Olá pessoal,

Como vocês puderam perceber, o meu blog pessoal, transformou-se no blog da br4, o brog.

Muita coisa vai mudar por aqui. Mais pessoas vão postar e isso aqui vai virar um turbilhão de idéias, pois o propósito é exatamente esse.

Aos poucos vou contando as novidades e apresentando os novos integrantes... Por hora, posso adiantar que o nosso site está saindo do forno e na segunda-feira que vem apresentaremos as novidades.

Tem muita coisa boa para acontecer e contaremos tudo para vocês.

Um abraço,
Fernando Cardoso

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Plug Fácil - marca e embalagem

Mais uma marca desenvolvida pela br4marketing está nas prateleiras do Brasil, principalmente do varejo especializado em eletro-eletronicos. Além disso, fizemos o desenvolvimento da embalagem e aplicação do logo no produto.

A idéia da marca foi comunicar o máximo possível a utilização do produto, que não é conhecido no mercado brasileiro. Por isso, a idéia de colocar o pino de conexão para internet e a tomada para rede elétrica.



Abaixo, um pouquinho sobre o produto e PLC (que será sensação em 2008).

O que significa PLC?
PLC, Power Line Communications (comunicação pela rede elétrica), é o termo usado para identificar tecnologias, equipamentos, aplicações e serviços que se utilizam do cabeamento da rede elétrica existente para se comunicar.

Como a tecnologia PLC funciona?
A rede elétrica é transformada em uma rede de comunicação através da superposição de um sinal de baixa potência modulado na senóide da rede elétrica. Para se certificar de que existe a coexistência e a separação dos dois sistemas, a faixa de freqüência usada para comunicação é bem diferente da usada pela rede elétrica (de 50 a 60 Hz dependendo da localidade), de 3 a 148,5 KHz para PLC banda estreita (conexão discada) e de 1 a 30 MHz para aplicações de PLC banda larga.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Alpex - final de ano.


Anúncio criado para a Alpex, comemorando o final de ano.


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A Última Ceia

A Última Ceia, um das principais obras de Leonardo da Vinci, foi concebida entre os anos de 1494 e 1498, na pequena igreja de Santa Maria em Milão, Itália.

Os anos passaram e a resistência da obra ao tempo diminuiu bastante, correndo um sério risco de desaparecer. Para evitar isto, a empresa HAL 9000 digitalizou a obra. Mas com 16 bilhões de pixels neste caso, possibilitando um zoom maravilhoso da obra.

Vejam o vídeo que conta um pouco esta história.

Excelente serviço prestado a sociedade.



(referência post Update or Die)

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Feliz Natal Doce.

A Doceria Fantasias é um lugar onde você engorda olhando para a vitrine. São doces e salgados variados e muito saborosos... Meus quilos a mais, com certeza vieram de lá.


A br4marketing foi contrada para desenvolver uma peça de final de ano para a empresa. O resultado ficou bem bacana e os consumidores sempre que releêm tem vontade de voltar à loja e provar mais uma daquelas delícias.


Vejam o resultado:


terça-feira, 20 de novembro de 2007

Grand Prix - Sainsbury's

(Post do Blog Estalo)

Imagine a situação: você é planejador do Sainsbury’s, uma das maiores redes de supermercados da Inglaterra. As vendas do seu cliente estavam em baixa de 0,2% e eles não estavam nada satisfeitos com o trabalho da sua agência, a AMV Abott Vickers.

Resultado: a conta é colocada em concorrência, e o seu emprego em perigo. Boa hora para se sentir motivado, inventar uma nova saída e por que não, ganhar um dos maiores prêmios de planejamento do mundo, o APG Planning Awards de 2007. E assim foi o começo da história do case vencedor do Grand Prix do APG.

A concorrência estava aberta, e para colocar mais adrenalina na história, quase todas as agências da Inglaterra que não tinham uma conta de supermercado estavam de olho na conta da Sainsbury’s.

Para sair do buraco o cliente lançou um briefing ambicioso: aumentar as vendas do supermercado em 2.5 bilhões de libras no prazo de três anos. Ambicioso até demais: só para se ter uma idéia, este valor corresponde a três vezes o valor da marca Pepsi na Inglaterra. Um valor astronômico, que provavelmente foi motivo de piada para algumas das agências que estavam participando da concorrência. Mas para a AMV Abott Vickers, esse número pretencioso foi a grande sacada.

Pense bem: o que significa aumentar as vendas em 2.5 bilhões de libras? Abrir novas lojas? Criar um slogan novo do tipo “Qualidade a preços baixos!”? Aumentar a distribuição de panfletos nos faróis? Duplicar os GRP’s?

Foi pensando nisso que o planejador teve o estalo: “Ok, 2.5 bilhões de libras em três anos. Isso significa 833,333,333 libras por ano. O que equivale a 16,025,641 libras por semana. Levando em conta que o Sainsbury’s realiza 14 milhões de vendas por semana, isso significa que se a cada venda realizada na loja tivermos um acréscimo de 1.14 libras, conseguiremos atingir esse objetivo.”

Com esse pensamento, a agência conseguiu transformar um número assustador e aparentemente inalcançável em algo mais palpável e real. Afinal, falar em um número de 1.14 libras por venda fazia mais sentido do que pensar no macro objetivo de 2.5 bilhões de libras em três anos.

O desafio então era aumentar o ticket médio de cada venda, incrementando o consumo per capita no supermercado. Foi aí que a Abott criou o “Try Something New Today”, uma idéia que tinha como meta inspirar as pessoas a sair da rotina e criar coisas novas na cozinha. Tudo isso com as dicas do tutor Jamie Oliver, um popstar da culinária (e da mídia) britânica – algo equivalente ao nosso Olivier Anquier.

Então, se a sua idéia é fazer um frango, por quê não inventar um Frango com pesto? Já que você vai comer um frango ao pesto, por quê não levar um risoto e misturar com o frango? E pra acompanhar, por quê não tentar criar algo novo pra beber?

O mais legal dessa história é que o “Try Something New Today” não é uma idéia de propaganda. É uma idéia de marketing como serviço. Uma idéia que invadiu a televisão de forma mais útil e interessante do que o usual “Alho por R$2.99”, invadiu e inovou a linguagem das gôndolas, o mix de produtos, o treinamento dos funcionários. Invadiu a cultura pop. Os programas de culinária. E a rotina de milhares de ingleses.

E enquanto os outros supermercados falavam em preços e ofertas, o Sainsbury’s falava em idéias. Idéias para quebrar a sua rotina. Idéias para deixar o seu dia dia um pouco mais diferente, mais saboroso e inusitado.

Parece simples. Parece óbvio. E é bem simples e óbvio. Mas por incrível que pareça, nenhum outro supermercado pensou em levar essa idéia tão a sério quanto o Sainsbury’s. É a máxima de Eiensten aplicada à vida real: “Everything should be made as simple as possible, but not simpler.”

Moral da história: Em apenas dois anos, 1.5 milhões de novos consumidores aderiram a idéia de tentar algo novo no seu dia dia, fazendo a receita do Sainsbury’s aumentar 1.8 bilhões de libras. Se as vendas continuarem nesse ritmo, em três anos o Sainsbury’s terá aumentado as suas vendas em 2.7 bilhões de libras, ultrapassando em 200 milhões de libras aquela meta inalcansável a qual algumas agências devem ter dado risada.

E claro. A Abott conseguiu manter a conta do Sainsbury’s. O planejador não perdeu o emprego e ainda ganhou o Grand Prix do APG Planning Awards.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Marketing online (Part 05) - Final.

Hoje, depois de um longo período, publicarei a última parte da pesquisa feita pela McKinsey, sobre como as empresas estão fazendo marketing online.

O QUE OS CONSUMIDORES FARÃO ONLINE...
A evolução do marketing digital reflete nas mudanças de comportamento do consumidor. Hoje, mais e mais pessoas utilizam a web - ao invés de livros, páginas amarelas, bibliotecas, lojas de departamento ou corretores de imóvel -, para buscar informação. Desta maneira, estão sempre sabendo sobre novos produtos ou comparando preços.

De acordo com os executivos de marketing que participaram da pesquisa da McKinsey, em 2010 a web será decisiva nos primeiros dois estágios da decisão de compra do consumidor - escolha do produto e referências -, conforme a figura abaixo. A expectativa de que a maioria dos consumidores procurarão por novos produtos online, será um fator decisivo no plano de marketing das empresas, que aumentarão seus investimentos significativamente em diversas ferramentas de comunicação online, que ajudarão a construir as marcas.

Uma pequena parcela dos consumidores, de acordo com os entrevistados, usarão a Web para executar transações ou acessar serviços. Mesmo assim, 53% do total de entrevistados esperam que suas empresas faturem mais de 10% das vendas totais nos canais online, em 2010. Mais do que o dobro dos dias de hoje.

Algumas empresas, particulamente os grandes usuários de ferramentas de marketing online, começaram a integrar seus esforços online e digital. Hoje em dia, apenas 42% utilizam campanhas integradas e 32% usam campanhas online, para influenciar a venda offline.


segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Non-Stop Fernando

O título acima até parece algo relacionado à br4marketing. Mas, não é nada disso.

A Emirates Airlines criou uma ação prá lá de interessante, para divulgar o lançamento do seu voo direto entre Dubai para São Paulo. A duração do vôo é de 14h40, isso mesmo, quatorze horas e quarenta minutos... Tempo suficiente para você descobrir tudo o que você precisa conhecer sobre o Brasil, com Fernando Ferreira, na sua performance non-stop.

Fernando fala por horas (literalmente!!!) sobre São Paulo e a cultura brasileira com as cameras ligadas, sem intervalos, cortes ou edições. Tudo direto, com o voo.

Vale a pena conhecer a ação.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Um dia de fúria.

Sabe aqueles dias que vc preferia ficar em casa, mas precisa ir para o trabalho. E, chegando lá, tudo começou a dar errado. O vídeo abaixo mostra exatamente o momento onde o pessoal esquece de qualquer manual de etiqueta no escritório e quebra tudo.

Confesso que por várias vezes pensei em fazer algo parecido e na hora me controlei. É verdade também que o lado esquerdo da minha mesa está amassado dos meus leves tapas.

(in)Felizmente todo mundo tem dias ruins... Boas risadas!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Um punhado de virais

Este vídeo é muito legal, pois resume alguns dos virais mais bacanas da internet nos últimos tempos.

Bom divertimento!

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Bom final de semanaaaaaaaaaaaaaaa

Sexta-feira acelerada por aqui... vou embalado no som perfeito do Oasis, The Masterp Plan acústico. Bom final de semana pra todo mundo.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Nossa química, sua vida

"O Grupo Formitex tem o prazer de apresentar a Bandeirante-Brazmo, empresa criada para ser a maior distribuidora de produtos químicos do Brasil e América do Sul.

A Bandeirante-Brazmo nasce experiente, com excelente portifólio e reconhecida no mercado. Pois é resultado da fusão entre Bandeirante Química, 55 anos de mercado e grande atuação nas cargas líquidas e Brazmo, 40 anos de mercado e forte nas cargas secas. Empresas respeitadas e conhecidas por você."

Este pequeno texto é para explicar a fusão que ocorreu no mercado de distribuição de produtos químicos entre Bandeirante Química e Brazmo.

A br4marketing participou do processo para criação do novo conceito da empresa, que manteve o seu logotipo com base na Bandeirante Química. Nós ficamos responsáveis pela criação do novo slogan da empresa "Nossa química, sua vida", que traduz o momento da fusão para o mercado e pretende mostrar aos consumidores que a empresa está preocupada com as relações humanas.

Abaixo, logotipo com o novo conceito

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Springboks levaram o caneco

Neste último final de semana, 20/10 - sábado, aconteceu a final da Copa do Mundo de Rugby, entre África do Sul e Inglaterra. O jogo foi pra lá de pegado e disputado, mas no final o título foi parar nas mãos do time da Africa do Sul, com certeza, o melhor elenco deste torneio.

Abaixo, deixo o anúncio criado pela Jupiter Drawning Room, de Johannesburg, para o time dos Springboks.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Salão das Duas Rodas

A br4marketing atende as necessidades do mercado através de três verticais criativos. Um deles é Feira de Negócios, onde somos o único contato no planejamento, coordenação e execução do stand. Isso porque temos uma agência responsável pela criação do projeto e uma montadora que executa todo o trabalho. Desta maneira, reduzimos os custos e o tempo para contratação destes serviços, possibilitando aos nossos clientes e prospects, maior foco na essência do seu negócio.

Nesta semana, entre 16 e 21 de Outubro, acontece o Salão das Duas Rodas, onde estão presentes os mais importantes fabricantes, importadores, distribuidores, fornecedores, representantes e prestadores de serviços relacionados à motocicletas, bicicletas e motociclos.

Desenvolvemos e executamos dois projetos por lá, veja abaixo as imagens e ficha técnica.

PRO TORK
stand 274m² construído


AMAZONAS
stand de 160m² construído.


Quem passar por lá até domingo e quiser deixar o seu comentário aqui, será bem-vindo.

Bom final de semana – 01

Sexta-feira cinza e pouca chuva, por sinal muito bem-vinda, por que o clima aqui em Sampa não está dos melhores.
Ontem decidi que toda sexta-feira, de manhã, postarei um video do youtube que eu gosto, desejando um bom final de semana para todo mundo.
A música de hoje é THINK, do Medeski, Martin & Wood, um trio de jazz, moderno e prá lá de genial. Acho que a música combina perfeitamente com essa sexta. Bom final de semana.

Enjoy it and good vibes always.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A disciplina do planejamento

No Meio & Mensagem desta semana, foi publicada uma matéria sobre o status do planejamento dentro das agências de propaganda. O pessoal de lá falou com as principais agências do país para entender essa mudança. Resolvi comentar o assunto pela visão de uma pequena agência em crescimento constante.

A matéria ganhou bastante status nos dias de hoje, pq a cada dia está mais próxima da criação, apresentando insights criativos e sustentando toda apresentação do conceito para o cliente, que nos dias de hoje busca embasamento nas idéias apresentadas.

Aqui na br4marketing, desde sempre, o trabalho entre criação e planejamento é muito próximo (não podemos esquecer o atendimento!) e cada um sabe onde começa e termina o seu trabalho, no processo criativo. O que existe por aqui é um trio de pensadores - diretor de criação / planejador / redator - responsáveis pela execução dos trabalhos. Isso tb se aplica para a área de eventos, que tem um planejador responsável pelo projeto do cliente.

Há alguns meses adotei o planejamento no meu cargo, sem perder as raízes para o atendimento – função que considero vital para o funcionamento da agência. Mas isso é apenas um título, pois o trabalho de construir estratégias de comunicação para nossos clientes é há tempos, uma realidade por aqui.

Fico feliz em saber sobre a evolução da disciplina nas agências e mais ainda de saber que o trabalho desenvolvido por aqui só agora é uma realidade para o mercado. Que venham as grandes contas de comunicação e eventos, pois estamos mais do que preparados!!!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Luka Baby renova a marca

A Luka Baby, loja de moda infantil e juvenil, contratou a br4marketing para reformulhar a sua marca e cuidar de toda identidade visual da empresa.

Abaixo, a nova logomarca da empresa:



segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Quem são os estudantes de hoje?

O comportamente humano sempre me fascinou e sempre que posso busco mais informações para entender como pensamos, o que desejamos e o que nos motiva a comprar (ai entra a publicidade!). Hoje, navegando pela internet, encontrei uma pesquisa muito bacana, desenvolvida pelo Prof. Michael Wesch com a contribuição (essa é a palavra da vez) de 200 alunos do curso de Introdução a Antropologia Cultural, da Universidade de Kansas.

O objetivo da pesquisa é entender como os estudantes de hoje aprendem, o que precisam para aprender, suas metas, esperanças, sonhos, como eles imaginam suas vidas no futuro e quais mudanças experimentarão durante a vida.

O ponto mais importante da pesquisa é observar como o comportamento está mudando através da adoção de tecnologias digitais. E isso faz muita diferença, pois nos torna pessoas multi-tarefas.

Alguns dados importantes:

- Completaram 49% das leituras obrigatórias. Mas acreditam que apenas 26% é relevante para vida.

- Lerão 08 livros neste ano. E ainda 2.300 webpages + 1.281 perfis de redes sociais

- Escreverão 42 páginas de anotações de aula no semestre. Contra mais de 500 páginas de email.

Abaixo o vídeo que conta esta experiência toda.



PS - este post também é uma homenagem ao Dia dos Professores, a profissão mais nobre do mundo, pois possibilita o conhecimento.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Feriado chegando... praia ai vou eu.

Este post é para desejar um excelente feriado para todo mundo. Nada melhor do que alguns bons dias de descanso para recarregar as baterias.

Abaixo uma musiquinha pra lá de gostosa, que pode muito bem ser tema desta trip. Jack Johnson (Times like these).

Católicos X Evangélicos pela ótica do ateu

O título acima é uma provocação referente a briga entre Rede Globo – reconhecida pela sua tendência católica – e Rede Record – empresa de Edir Macedo. E claro, tudo isso visto por um ateu, isento à carga religiosa de cada emissora.

Semanas atrás vi reportagens e depois a cobertura sobre o lançamento da TV Record News, primeiro canal da TV aberta com conteúdo exclusivamente jornalístico. Pensei: “A estratégia da Record realmente está muito ousada. Não demora muito para os veículos comentarem sobre a guerra desenhada nos bastidores”.

Tanto é que a Veja desta semana estampou na capa: “A guerra entre Globo e Record – na tela e nos bastidores”. Um dos pontos fundamentais desta afimação foi que a Record tornou-se a segunda rede brasileira em Ibope, superando o SBT em todas as faixas de horário. Abaixo, algumas informações interessantes:

- De três anos para cá, dobrou o faturamento publicitário, que chega a um bilhão de reais.

- O desafio imposto pelo canal do bispo Macedo é o mais duro que a Globo já enfrentou.

- Edir Macedo é um homem muito mais ambicioso que o dono do Baú da Felicidade (Sílvio Santos, do SBT) e a Record tem um papel central na realização de suas ambições.

- O SBT nunca representou o mesmo tipo de ameaça: 10 pontos de audiência média sempre foram suficientes para que Sílvio Santos mantivesse uma estrutura empresarial que lhe convinha.

- A Record despejou 300 milhões de reais na criação de uma indústria de novelas própria.

- Em três anos, tirou 60 jornalistas da Globo. Muitos receberam ofertas salariais três vezes superior ao que ganhavam na Globo.

- A igreja Universal representa 1/3 do faturamento da Record, que compra horários na programação da emissora.

Eu acho esta disputa totalmente saudável para o consumidor, que ganha mais uma opção de “entretenimento”. Além é claro, da criação de uma nova mídia para investimentos publicitários.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Marketing online (Part 04)

Aqui vai mais um pouco da pesquisa da McKinsey sobre como as empresas estão fazendo marketing online.

COLABORANDO COM OS CONSUMIDORES
Ferramentas de colaboração como blogs, wikis e redes sociais iniciaram sua participação na propaganda, desenvolvimento de produtos e serviços ao consumidor.

1/3 dos entrevistados disseram que suas empresas utilizam algum tipo de ferramenta interativa ou colaborativa na publicidade. Algo entre 22% usam essas ferramentas para retenção dos clientes, que no consenso geral, ajuda a construir relacionamentos entre empresas e consumidores. O mais interessante é que apenas 19% aplicam as ferramentas para construção de marcas. O entusiasmo para experimentar essas ferramentas é claro: mais de 1/3 responderam que não sabem qual objetivo de marketing seus investimentos em colaboração e interatividade atingem, enquanto, 15% dos orçamentos para publicidade digital das empresas vão para estas ferramentas.

Pouco mais de 2/3 dos entrevistados utilizam ferramentas online para envolver seus clientes no desenvolvimento de produtos. As razões variam de acordo com o setor, que pode testar conceitos ou gerar idéias.

Além disso, 31% responderam que utilizam ferramentas de desenvolvimento de produtos colaborativas, tais como iniciar discussões em blogs para testar idéias, envolvendo os consumidores no uso das ferramentas colaborativas de design, ou testando o comportamento de venda dos produtos em mercados virtuais.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Nike+ Supersonic

Navegando pela internet em busca de inspirações e temas interessantes para o blog, encontrei um post do Carlos Merigo, do Brainstorm#9, falando sobre a Nike 10k e de como ele entrou nesta brincadeira de participar da corrida. Achei o assunto muito legal, mas não queria postar a mesma coisa, afinal de contas, preciso de bons assuntos para trazer e reter os meus leitores.

Continuei a pesquisa e encontrei uma ação muito boa realizada pela Nike, em Londres. A empresa distribuirá 3.000 ingressos exclusivos para um evento sobre música e corrida. A mecânica da promoção é muito boa. Para ganhar o ingresso a pessoa deverá participar de seletivas de 100m durante o mês de Outubro. Os 1.000 corredores mais rápidos ganham o ingresso e podem levar mais 02 amigos para a Nike+ Supersonic.

Acho muito bacana as ações para experiencia com a marca ganharem cada vez mais força, pois hoje em dia os consumidores gostam de sentir, se relacionar com a marca. E, certamente, um comercial de 30 segundos não mata esta sede.

Vale a pena conhecer o site da promoção, desenvolvido pela AKQA, aqui.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

ABRACE na carteira de clientes

A ABRACE - Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres - agora é cliente da br4marketing, em parceria com a SP4, agência responsável pelo conteúdo da publicação.

A entrada desta nova publicaçã0, uma jornal mensal de 04 páginas, reforça ainda mais nossa presença e competência no desenvolvimento de trabalhos editoriais. A bagagem do Edu Nabuco, que já foi diretor de arte da revista 4x4eCia e que hoje responde pelo departamento de criação da agência, ajuda e muito na conquista destes trabalhos.

A br4marketing, ao contrário do que muitas pessoas/clientes acreditam, é um excelente parceiro de negócios para agências de comunicação e assessorias de imprensa, pois ficamos responsáveis pelo design e criação de jornais e revistas corporativas, enquanto as agências se responsabilizam pelo conteúdo. Esse modelo de negócio é atraente para todos, principalmente para o cliente que pode contar com especialistas em todas as etapas do seu projeto.
Abaixo, a capa do primiero jornal realizado por aqui:



quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Sony Bravia e seu novo comercial

Dias atrás, estava aqui na agência navegando na internet e descobri um video sobre o making-of do novo comercial da Sony, para a linha de produtos Bravia. A partir deste momento, fiquei ligado e ansioso para ver este filme.
Para quem não conhece a campanha criada pela Fallon de Londres, entitulada de "Colour Like No Other", deve assistir os dois primeiros filmes e ficar maravilhado com a brincadeira de cores proposta. Veja "Balls" e "Paint", clicando nos links.
O filme demorou 03 semanas para ser gravado, pois contou com mais de 40 animadores e pasmem, 2,5 toneladas de massinha - rodaram o filme usando a técnica de stop-motion.
Aproveite e veja o filme aqui:

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Convite para os 7 mares

Neste mês, entre os dias 25-29 acontecerá a FLIBS (Fort Lauderdale International Boat Show), maior feira internacional para vendas e charter de iates de luxo.

Steve Buckley, nosso cliente, corretor de barcos na Merrill Stevens - uma das maiores empresas do setor, com sede em Fort Lauderdale -, não poderia ficar de fora desta e preparou uma ação de email marketing, convidando executivos brasilieros para a feira.

Abaixo, a peça criada pela br4marketing:



Ficha Técnica
Título: 7 mares
Veículo: email marketing
Planejamento / Atendimento: Fernando Cardoso
Diretor de Criação: Eduardo Nabuco
Diretor de Arte: Ricardo Nabuco
Aprovação cliente: Steve Buckley

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Novo viral da Dove.

A Dove acaba de soltar mais um viral criado pela Ogilvy, entitulado "Osnlaught". A peça, que busca a viralização na internet, mostra uma menina de 07 anos sendo bombardeada por anúncios da indústria de beleza e assina "fale com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça".

A peça é uma continuação de "Evolution", comercial que ganhou Grand Prix de Filme e Cyber este ano em Cannes. Excelente!

Produção de baixo custo e alto impacto. Idéias que iluminam o mundo.

domingo, 30 de setembro de 2007

Marketing online (Part 03)

Mais um pouco sobre a pesquisa da McKinsey – como as empresas estão fazendo marketing online.

ENCONTRANDO MUITAS DEMANDAS, BATENDO MUITAS BARREIRAS

Executivos de marketing dizem que ferramentas online ajudam nas metas através do processo da tomada de decisão do consumidor, as vezes, transgredindo o senso comum sobre a melhor utilização dessas ferramentas. Anúncios online, por exemplo, foram desenvolvidos para gerar resposta direta, mas os entrevistados disseram que os anúncios são bem utilizados na construção de marcas. É claro, também, que as empresas estão experimentando: os entrevistados descreveram uma variedade de objetivos para os veículos, que as empresas estão avaliando quais técnicas de marketing digital são mais efetivas.

Embora os executivos de marketing contam com o crescimento dos veículos de digitais, eles vêem barreiras que podem atrasar a adoção dessas ferramentas. A falta de habilidade das empresas ou suas agências é a principal preocupação, para quem anuncia ou não. Entre os anunciantes online, 60% indicaram que a falta de capacidade é uma barreira.
Outra barreira frequentemente citada – métricas insuficientes para medir impacto – é contraditória, porque a faclidade de medir retorno do investimento está entre as principais caracteristicas dos veículos online, tais como anúncios pagos. É notável que mais da metade dos anunciantes apontam insuficientes métricas como uma barreira. Por outro lado, é interessante também que os medos comuns, tais como a idéia de que a publicidade online coloca a marca da empresa em risco, não demostra uma grande preocupação para a maioria dos entrevistados.

figura 01 - objetivos variam entre usuários de ferramentas digitais.


figura 02 - barreiras para adoção

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Estava pensando sobre o que publicar hoje e nada me vinha à cabeça. Até que começei a navegar pela internet, através de blogs e websites, quando encontrei uma tabela (que lembra muito uma tabela periódica e seus elementos químicos), muito legal, que apresenta a evolução dos termos de branding - fonte Brandon Fritz, da Kolbrener. Clique na tabela abaixo e divirta-se com todas as definições:

branding elements

Esse tema foi totalmente de encontro à palestra que assisti hoje, no Comite de Marketing da Amcham, sobre o case de branding da Unimed Brasil, vencedora do prêmio marketing best 2007. Ainda nao há informação sobre a premiação mas, assim que possível, postarei por aqui.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Os jornais não são mais os mesmos.

Semana passada foi publicada uma matéria na revista Super Interessante, da editora Abril, que falava sobre os 20 anos da revista e fazia uma pergunta: vai fazer 30? Desejo muitas felicidades para a revista, pois adoro o conteúdo publicado por lá, e muitos anos de vida. Mas, o ponto que me chamou atenção na matéria foi a queda na circulação dos jornais. Eles estão sumindo do mapa.

“No ano passado, os sete maiores jornais brasileiros venderam, em média 28% menos do que vendiam há 7 anos. A queda mais brusca foi entre 2000 e 2003, reflexo da crise econômica. Mas, de lá pra cá, os jornais ainda não se recuperaram. Publicações menores, como Estado de Minas e Gazeta do Povo (PR) também diminuíram. No total, os 80 grandes do Brasil vendem por dia 1,2 milhão de exemplares a menos que em 2000.” – disse o pessoal da Super.

Há uns 06-07 anos atrás assisti uma palestra com um dos Mesquitas, diretor do OESP, onde ele foi questionado sobre a operação da empresa frente a Internet. Naquele tempo, ninguém sabia direito o pontencial da Internet, mas gostei muito da resposta dele, que foi mais ou menos assim: “Quem precisa se preocupar com o fim do jornal impresso é o dono do papel. Meu negócio é produzir informação e isso posso desenvolver em qualquer meio.”. Só não avisaram pra ele que não bastava pegar o conteúdo da mídia impressa e simplesmente jogar no digital.

Com a popularização da internet, muitos leitores, principalmente os mais jovens (18 a 30 anos), tomaram como hábito ler as principais notícias do dia quando chegam ao trabalho ou antes de iniciar seus estudos, direto no computador. De preferência, uma notícia que seja rápida e de uma fonte atualizada constantemente, pois ele não quer perder muito tempo com isso, mas também que saber o que acontece com o mundo à sua volta.

Desde então, com essa mudança de comportamento nos hábitos de leitura das pessoas, o jornal – veiculo de muita credibilidade – tornou-se um cara sem graça e foi jogado para escanteio. Calma! Não estou dizendo que o jornal vai acabar, mas acho que vai se tornar um veículo lido pelas pessoas mais velhas e habituadas com ele. Tenho um videozinho, infelizmente não tenho a fonte, que conta uma historinha bem legal sobre essa evolução.

Meu adeus ao jornal da velha forma como o conhecemos e Bem-vinda a internet e todas as possibilidades de chegar nas massas ou nichos, se preferir.




Abaixo, o gráfico da Super (milhares de exemplares por dia, incluindo assinatura e venda em banca.




Agradeço ao André Hieida, aqui da agência, pela ajuda com o gráfico.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ikea e Halo 3

Abaixo, deixo dois comerciais que achei muito bons. São eles:

A IKEA, varejista de móveis e utensílios domésticos, apresentou seu novo filme para o mercado europeu.

Criado pela agência dinamarquesa Robert/Boisen & Like-Minded, o comercial mostra o lar como o centro de nossas vidas, passando por diferentes casas ao redor do mundo.

O filme termina com a assinatura: “Home. The most important place in the world” (Lar. O lugar mais importante do mundo).




Halo 3 é a principal aposta da Microsoft para 2007, no mercado de games. Hoje, 10 mil lojas nos EUA lançam a mais nova versão do jogo. Muita gente aposta que a partir do jogo, o XBox 360 seja o console mais vendido nas américas.

Abaixo o comercial criado pela Mccann. Acredite!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

br4|marketing cria para EPT.

A Eletropaulo Telecom, provedora de soluções de telecomunicações para a região metropolitana de São Paulo, contratou a br4marketing para criar um anúncio publicitário que informa os resultados da pesquisa interna realizada pela DMS, sobre satisfação do cliente. O anúncio veiculará na Teletime e B2B.


sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A satisfação do cliente em primeiro lugar

Há pouco, no finalzinho do expediente - às 19h30, atendi a ligação de um cliente. Estávamos apenas eu e o Edu, meu sócio e diretor de criação da br4marketing, por lá.

Atendi a ligação e iniciei a conversa escutando as necessidade do cliente para o trabalho, que era adequar uma ilustração para a capa do jornal. Escutei atentamente as demandas, expliquei alguns pontos importantes sobre o nosso processo de trabalho e me comprometi (isso inclui o Edu tb) em atendê-lo rapidamente, para não comprometer o prazo de entrega.

Desliguei e emendei uma conversa com o Edu, para sanarmos rapidamente o problema do cliente, afinal o final de semana tá aí. Ele me explicou que o trabalho já estava aprovado e por este motivo, foi finalizado daquela maneira. Mas, sabemos muito bem que as pessoas mudam rapidamente de idéia (rs!) e por isso, decidimos acionar nosso ilustrador na mesma hora. Repassar as necessidades do cliente enquanto a idéia está fresca é a melhor maneira.

Este é nosso primeiro trabalho com eles e sabemos que faltam alguns ajustes. Mas, a nossa principal preocupação é atendê-lo e entendê-lo da melhor maneira possível, para os trabalhos fluirem normalmente. Além de zelar pela qualidade final do trabalho.

Todo mundo erra e por aqui não seria diferente. Mas, o que tornam as empresas melhores e reconhecidas é sua capacidade de enxergar o erro e corrigí-lo imediatamente. E isto, nós fazemos muito bem.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Marketing online (Part 02)

Aqui vai mais um pouco sobre o estudo da McKinsey, sobre como as empresas estão fazendo marketing on-line. Lembro, que publicarei as informações que julgar mais importantes. Falarei hoje sobre os anúncios on-line.

MUITOS VEÍCULOS, MENOS INTEGRAÇÃO.

Os investimentos em marketing digital crescerão significativamente. Hoje, 1/3 das empresas que anunciam online, já gastam mais de 10% do seu orçamento na web. Nos próximos 03 anos as empresas acreditam que gastarão pelo menos este percentual no seu marketing online e, 11% dos entrevistados afirmaram que a maior parte do seu orçamento será gasto online.

Pouco mais de 1/3 dos entrevistados são usuários frequentes das ferramentas da publicidade digital, do email ao blog. Estas empresas estão mais aptas para usar cada veículo, provando maior habilidade no uso de anúncio em vídeo, patrocício de marcas, blogs e redes sociais.

A maioria das empresas pesquisadas acham que os veiculos online são mais efetivos do que a mídia tradicional. Interessantemente, anuncios por sistemas de busca (Google, Yahoo, etc) - considerado o mais eficiente - figura apenas na terceira colocação em uso. De qualquer forma, as empresas disseram que aumentarão seus investimentos para anúncios em sistemas de busca e video-anuncios, enquanto emails e banners serão as últimas opções.

A metade das empresas que utilizam a publicidade online, afirmaram que trabalham com as campanhas online e offline integradas. Com o crescimento das ferramentas digitais é certo de que essa integração melhorará.

Figura 01 - Uso atual Vs. Gastos



Figura 02 - Tornando-se mais digital em 2010

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Postais de San Diego – um resumo

Ontem, rolaram as apresentações do GP, resumindo os principais pontos do AAAA – Acount Planning Conference 2007, realizada em San Diego. As apresentações foram divididas assim:

Jay Chiat Planning Awards + Case Smirnoff
Ken Fujioka, diretor de planejamento da JWT e presidente do GP, falou sobre ser jurado nesta edição, além de nos ajudar a entender qual a melhor forma para apresentarmos os cases para o juri (espero que em breve a br4|marketing submeta um!). Vender a história que vc tem (dramatizar) com organização e todas as peças que compoem a campanha (sem economizar) é fundamental para convencer o juri. É claro que o papel do planejador deve ser reconhecido e necessário para execução do case, caso contrário, não adianta aspirar nenhuma premiação.
Guega Rocha, planejadora da JWT, falou sobre a menção honrosa que o case da Smirnoff ganhou (parabéns JWT Brasil). O case, foi sobre como posiconar a vodka em um terreno amplamente dominado pelas cervejas – de tudo alcoolico que o brasiliero bebe 80% é cerveja, contra 04% da vodka. A sacada foi inserir o produto dentro das crenças sobre futebol. Assim, como uma pessoa pode tomar banho no mesmo horário, comer determinado prato, sentar no mesmo lugar antes do início do jogo para dar sorte ao time (no caso a seleção); esses mesmos caras podem beber drinks (feitos com Smirnoff, claro!) que ajudam na torcida. Inventaram drink contra argentino (o melhor de todos!!!), japoneses, para cartão vermelho do adversário, entre outros. A comunicação foi feita com anúncio, site, postais, ativação... tudo isso, com verba de R$ 1MM, considerada baixa. Ai se um desses trabalhos cai aqui na agência, seria uma verba gigante.

Belief: o poder de acreditar
Sumara Osório, planejadora da Lew,Lara, falou sobre como devemos acreditar mais nos valores da marcas e idéias. Apresentou cases que ilustram muito bem como cada um tem o seu jeito de acreditar nas coisas e que isso deve e é importante que seja respeitado. A paródia do case da Dove (quem não viu o original, aqui) é perfeito. Ainda bem que funciona desta maneira. O que acredito ser bom para mim, pode não ser para você e, isso não deve ser visto como o final dos tempos.

Design criando possibilidades
Marcelo Magalhães, planejador da Giovanni+DraftFCB, comentou sobre o design como facilitador da comunicação. Afinal, design está em tudo, da luminária em cima da mesa, até o carro que me leva para todos os lados. Ele baseou sua apresentação nos onze elementos de design da Massive Change.
Outro ponto muito bacana, foi apresentar o conceito da Method (Sumara comentou sobre o tema tb). Para quem não conhece, é uma empresa de produtos de limpeza e higiene pessoal, que utilizou o design como mídia, com isso, seus produtos levam a mensagem para o consumidor, que é cuidar bem da sua familia, mantendo a casa limpa (o foco saiu do benefício do produto para as relações humanas. Irado!!!). Isso sem falar na formulação politicamente correta dos produtos. Sério, dá até vontade de esfregar o chão.

Repensando o papel do planejador
Gabriela Soares, consultora, apresentou a visão da galera de San Diego sobre o novo papel que o planejador assume, dentro do processo criativo. Algumas coisas que vale guardar e usar:
- Planejador não deve ser arrogante, por causa do conhecimento que adquire;
- A informação / conhecimento precisa ser dividido
- Colaboração com as áreas na agência, para o resultado final atender e superar as expectativas dos clientes.

O que achei
O evento foi bom. Excelente conteúdo e muita gente boa espalhada entre os estudantes. Uma pena que não consegui trocar idéias com ninguém (o transito é foda!).
Parabéns à BBH Londres, que levou o GrandPrix por Click, da Axe, no primeiro ano que a competição abriu as portas para competidores estrangeiros. A força dos inglês na matéria.

Bom é isso, espero ter contribuído de alguma forma com este resumo.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Postais de San Diego

Hoje é dia do evento Postais de San Diego, um encontro realizado pelo Grupo de Planejamento, com o objetivo de relembrar os principais temas abordados no AAAA Acouting Planning Conference 2007.

Será uma excelente oportunidade para encontrar os planners e colocar o papo em dia. Além é claro, exercitar o networking.

A expectativa é grande e logo mais, escreverei minhas impressões sobre o evento.

Um milhão de IPhones

Na última semana, a Apple, anunciou que o IPhone alcançou a surpreendente marca de um milhão de aparelhos vendidos, após 74 dias do lançamento do aparelho. Nem precisa escrever aqui o quanto esta marca é amada mundo afora.

A possibilidade da empresa enxergar o Brasil como mercado para o produto é muito pequena, ainda mais, sabendo que as vendas na Europa estão previstas apenas para o final do ano. Com certeza, o Natal por lá será mais alegre.

Mas, trago duas boas notícias para os apaixonados pela marca e ansiosos pelo aparelho. A primeira é que o preço Iphone caiu duzentos dolares (US 399,00 – 8Gb) lá fora. A segunda, e (muito!) mais legal, é que já temos tutorial pronto para desbloquear o aparelho aqui no Brasil. Isso tudo, graças ao Neto, do site Update or Die. Parabéns galera!!!

Eu quero o meu!

sábado, 15 de setembro de 2007

Vergonha nacional

Acredito que o sentimento da maiora dos brasileiros na última semana foi de indignação e ódio pelo resultado favorável ao nosso senador da republica, Renan Calheiros. A Vergonha Nacional tornou-se palavra da vez.

Blogueiros de todas as partes iniciaram um movimento, denominado Google Bomb, onde linkaram a palavra Vergonha Nacional ao site do senado federal. Com isso as referências para o site aumentaram e ele foi para a ponta da lista de buscas no google. Basta digitar Vergonha Nacional e teremos o site em primeiro lugar.

Movimento mais do que aprovado!!! E depois dizem por ai (né Estadão!?!?!?!), que a blogosfera só publica lixo.

Minha opinião é a seguinte... como Brasilia fica muito longe dos principais centros (SP, RJ, BH, etc), nada mais justo do que transformar este tipo de ação em padrões de manifestação do povo. Somos formadores de opinião e podem ter certeza, uma hora alguém se incomoda com o barulho.

É o poder das massas, contra o poder de poucos.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Marketing online (part 01)

Estava aqui na agência lendo um pouco e vi um artigo muito bom da McKinsey, sobre como as empresas estão fazendo marketing on-line. É uma pesquisa global que pretende mostrar como as empresas estão usando as ferramentas digitais, de websites à wikis.

Os entrevistados consideram que os anúncios online são proveitosos para construção de marca. Os gastos com publicidade online crescerão significativamente nos próximos 03 anos. Com isso, as empresas esperam em 2010 um incremento de 10% na receita, dos canais online.

Na pesquisa ficou claro que a maioria da empresas ainda não integrou a sua publicidade online com a offline.

Este é um ponto muito importante e que devemos repensar dia-a-dia na estratégia de comunicação dos nossos clientes, afinal cada vez mais as pessoas gastam seu tempo navegando na internet, contra o tempo que ficavam na frente da televisão.

Bom, aos poucos, colocarei as principais informações da pesquisa por aqui, confiram.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Vou começar por aqui.

Quinta-feira, 13 de setembro de 2007, inicio minha jornada no mundo dos blogs, web 2.0, tecnologias sem fronteiras. Me considero satisfeito com esta atitude, confesso que ensaiei este começo por diversas vezes, mas sempre faltava tempo, oportunidade ou inspiração. Agora, me comprometo a ter tempo (por menor que seja!), buscar oportunidades e me inspirar diariamente.

O Enxergo Desta Maneira, meu blog, caso ainda ninguém tenha percebido (rs!), tem como objetivo expressar a minha visão de mundo para os mais diversos assuntos, passando por música, publicidade, web, comportamento do consumidor, atendimento, educação do povo (leia-se nossa educação), cinema, branding, planejamento de marcas e comunicação,empreendedorismo, viagens, política (critica sobre essa maluquice toda) e tudo o mais que achar interessante postar por aqui. Além é claro de falar sobre uma das minhas principais paixões, minha empresa, a br4|marketing, agência de comunicação e eventos.

Eu acredito que vou me divertir bastante por aqui. Espero que com o tempo vocês também. Lembrem-se é um espaço totalmente democrático, portanto cada comentário será muito bem vindo.

Ah! Uma coisa super importante que quase esqueço de comentar. Este blog não será divulgado massivamente, apenas pelos meus canais na internet: Orkut e LinkedIn, sem contar no boca-a-boca. Quero testar na pele o poder multiplicativo da rede. Sei que dependerá muito do que escreverei e principalmente do meu comprometimento com o blog e futuros leitores.

Vamos ver onde isso vai dar.


PS: Dessa o Sr. Renan safou-se... até quando!?!?!?!

teste

1, 2, 3, testando