quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fuck Fiat - branding pra que te quero!

Essa dica veio do André Hieida, assistente de criação aqui da br4marketing.
Dias atrás ele recebeu o link para ver alguns carros da Fiat. Quando abriu o link notou que a concessionária tinha um nome pra lá de esquisito, em poucos minutos a mesa estava rodeada de gente. Isso tudo chamou a minha atenção e também corri para ver o que era.

Quando de repente (rs!), me deparo com uma página bacaninha de web, de uma concessionária Fiat, com o seguinte nome FUCK FIAT. Sério, não dá pra acreditar, mas é absolutamente real. Nos primeiros minutos a galera ficou conversando sobre a veracidade disso. Confesso que nao fomos atrás para checar. E, de duas, uma:
1) Ou o dono não tem nenhuma noção de branding
2) Ou é um cara muito puto com a Fiat, que gastou horas de trabalho para ferrar a marca.
Eu torço pela segunda opção, pq está, pelo menos foi motivada por uma razão (ódio à marca). Não quero nem pensar que alguém escolheu este nome através da mais simples ingenuidade.
Bom, se alguém souber do que se trata, favor avisar.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Investir em comunicação em tempos de crise faz parte do caminho para a sustentabilidade

Este artigo foi escrito por Luiz Santiago, nosso amigo, cliente e executivo de marketing e comunicação da Fundação Vanzolini. Concordamos em gênero, número e grau com o conteúdo proposto. Aproveitem a leitura.


Muito tem se falado na redução de investimentos e no corte de custos diante da atual crise financeira global. Embora sejam ações próximas, é preciso entender suas diferenças e avaliar seus impactos com bastante cautela. Cortar custos deve ser interpretado apenas como o estímulo constante para o consumo consciente a fim de que não haja desperdícios. Já a redução de investimentos representa o “repensar” em algo antes muito necessário e que, agora, ainda precisa ser feito, porém com o dobro de resultados positivos.

É certo que, nos diversos setores da economia, as empresas tendem a se adaptar, gradualmente, aos impactos da crise, como já vem ocorrendo. Por outro lado, encontrar o equilíbrio exato do que deve ser reduzido ou cortado, sem exageros, tornou-se a grande discussão.

Antes de tudo, é preciso lembrar que as decisões sobre reduções de investimentos ou cortes orçamentários esbarram inevitavelmente em pontos cruciais. Um deles é o compromisso socioambiental declarado pelas empresas à sociedade. Afinal, políticas e iniciativas econômicas se pautaram historicamente pela larga utilização de recursos naturais visando o aumento da produção e, por conseqüência, a elevação do consumo e do lucro.

Neste novo cenário provocado pela crise, é imprescindível que as empresas focalizem as suas atividades para o desenvolvimento sustentável, que representa o meio para se alcançar a sustentabilidade, o fim do processo. Como dizem alguns especialistas, dentre os mais otimistas, um dia a crise vai terminar e o crescimento econômico será retomado. Confio nisso. Sendo realista, somente acrescento que teremos, até lá, um período bastante crítico com altos e baixos.
Se a empresa, hoje, tem uma real visão de futuro e mantém seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente, significa que está preocupada com o desenvolvimento sustentável. O caminho para a sustentabilidade passará pelos tais altos e baixos. Atitudes socialmente responsáveis, como sabemos, permeiam o pensamento de toda a organização e contemplam o relacionamento entre os diferentes níveis hierárquicos internos. Nesse contexto, as mesmas atitudes estão presentes no relacionamento com clientes, acionistas, fornecedores, governo e imprensa, além de outros stakeholders.

É nesse aspecto que a comunicação confirma a sua importância. Neste momento de crise financeira, uma atitude socialmente responsável é manter atualizado o diálogo com todos os públicos de relacionamento anteriormente citados. Seria questionável, assim, a redução do investimento em ações de comunicação – interna ou externa – justamente agora quando todos esses públicos mais necessitam de informações confiáveis das empresas.

As atividades que tornam as organizações competitivas em seu mercado são decorrentes da força produtiva e colaborativa das pessoas. A comunicação integra equipes e processos e percorre, portanto, todo o desenvolvimento que abre o caminho para levar as organizações à sustentabilidade. E, neste momento de crise, é fundamental que as empresas que prezam por uma conduta honesta, ética e aderente aos compromissos firmados com sua responsabilidade socioambiental e o seu desenvolvimento sustentável, mantenham esse diálogo aberto e constante com toda a sociedade.

É evidente que o investimento em comunicação, suas aplicações e impactos, tem um sentido bem mais amplo. Com a ausência de propaganda, por exemplo, aqui compreendida apenas como o esforço de comunicação das campanhas publicitárias, a própria sociedade poderia subentender que uma empresa, antes presente na mídia como anunciante, vem sucumbindo diante da crise. É por isso que, mesmo reduzindo seu investimento em publicidade, essa empresa deve ter claro em seu planejamento estratégico em quais canais continuará a manter a comunicação com seu público.

Reduzir o investimento em publicidade, sem saber aonde se pretende chegar, é um risco considerável à imagem da empresa e à marca. Se o objetivo é apenas cortar custos, fatalmente essa empresa estará também cortando um relacionamento que levou anos para ser construído. Diante disso, a crise pede, mais que nunca, por inovação. A empresa deve inovar em seus serviços e produtos ou mesmo em processos e relacionamentos. Investimentos em pesquisas também serão bem-vindos para apoiar o trabalho das equipes que inovam. Capacitar equipes será um diferencial para as empresas socialmente responsáveis que desejam continuar a trilhar o caminho da sustentabilidade.

Nada disto ocorrerá sem uma comunicação clara, focalizada nos mais diferentes públicos de relacionamento das empresas, alinhada a um planejamento adequado e orientado para o futuro. E o mais importante de tudo: com a valorização de todas as pessoas envolvidas neste processo.

* Luiz Santiago, administrador e jornalista, é especialista em Comunicação com o Mercado (ESPM) e em Administração de Marketing (Universidade S. Judas). É executivo de Marketing e Comunicação da Fundação Vanzolini.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Imediatismo é coisa para o passado...

Hoje o Brasil acordou com os seus últimos 30 prefeitos eleitos ou reeleitos. Nas principais capitais do país o segundo turno foi necessário para fundamentar a opinião do eleitorado e decidir o futuro das cidades nos próximos 04 anos.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o grande percentual de prefeitos reeleitos, 95% dos candidatos se reelegeram nas capitais (19 prefeitos). Independente da ideologia polícia, o que ficou claro foi que os brasileiros estão aprendendo pensar no longo prazo, na continuidade. E isto também significa uma aprovação sobre o trabalho que vem sendo conduzido em cada cidade.
Este ano, confesso que fiquei um pouco decepcionado por que não tive a oportunidade de votar no primeiro turno, já que estava trabalhando, e o prefeito de Osasco foi reeleito no primeiro turno. Mas, confesso que fiquei de olho foi nos resultados da cidade de São Paulo.

Vamos torcer para que cada administração consiga cumprir todas as suas promessas políticas com a mesma dedicação apresentada nas campanhas políticas.

Vendo pelo lado marketeiro, achei que a campanha do Kassab estava muito mais completa, do que a da Marta (que estava muito boa tb!). E pode parecer que não, mas estratégia de marketing e comunicação neste negócio é muito importante e faz ganha boa parte dos indecisos.

Abaixo um vídeo da campanha do prefeito reeleito, Gilberto Kassab. Deem uma olhada na qualidade de produção. É impressionante.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

briga na escola

Novo comercial inglês do PSP criado pela Mike & Blake, de Londres.
No começo parece que vai rolar a maior pancadaria na escola, mas o final entrega uma mensagem bem bacana. O filme é bom!
Mas, o que me fez pensar mais é o quanto o comportamento das crianças está mudando. Melhor ou pior? nao sei dizer... mas que a gente nao sabe onde isso vai parar é verdade.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Onde você gostaria de começar o seu dia?

Caros amigos, bom dia! Há tempos não escrevemos no brog. A ausência se fez necessária, pois nos últimos dias a demanda de trabalhos aumentou bastante por aqui. E, como ninguém quer viver só do brog, tivemos que trabalhar duro para tudo acontecer da melhor maneira possível.
Aos poucos, voltaremos ao ritmo normal. Aproveito o meu retorno, para postar o novo comercial da Hummer (GM) lá fora.

Onde você gostaria de começar o seu dia?

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

br4 | novo escritório na terra de OZ

O título acima pode parecer um pouco estranho à primeira leitura. Mas, a mensagem que queremos transmitir é que a partir de 8 de Setembro de 2008, próxima segunda-feira, a br4marketing estará de casa nova. Abaixo, nosso novo endereço e telefone:
Av. Analice Sakatauskas, 860 – 2º andarBela Vista – Osasco – SPCEP 06060-003
Telefone: (11) 3683.8821

Alguns podem torcer o nariz se perguntar o porquê de Osasco. O motivo é simples:Osasco é conhecida por seus jovens moradores como a “cidade de Oz”, uma referência direta ao clássico livro “O Maravilhoso Mágico de Oz”, de Lyman Frank Baum, onde a estória é narrada na Terra de Oz.Para nós, não poderia ser motivo melhor, pois remete à um mundo de sonhos, criatividade e possibilidades. Imaginem, o lugar ideal para uma agência de propaganda e eventos estar.Aguardamos ansiosos pela sua visita. É um imenso prazer dividir mais esta conquista com você.

terça-feira, 29 de julho de 2008

PRAKOLAR | Evento corporativo




Evento corporativo da empresa Prakolar que ocorreu no dia 16/06/08.






segunda-feira, 21 de julho de 2008

DOW BRASIL | Fichário de Portfolio


Esse é um fichário para portfolio criado para Dow Brasil.

Ficha Técnica:
Direção de Criação: Eduardo Nabuco
Diretor de Arte: Andre Hieida
Aprovação Cliente: Ana Luiza Koelle

quinta-feira, 10 de julho de 2008

ADVOGADOS 24HRS | Site Institucional


Este é o novo site institucional desenvolvido para Advogados 24 horas.

Ficha Técnica:
Direção de Criação: Eduardo Nabuco
Diretor de Arte: Andre Hieida
Atendimento: Vinicius Guerra

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Não há limite.

Opa, post de número 100.

Dias atrás estava navegando em alguns blogs e achei um coisa muito interessante no Coxa Creme, do Ricardo Cavalini. Um vídeo que mostra o que as criança de hoje fazem com o balanço, brinquedo dos nossos tempos (trintões, ou quase lá).

O ponto que mais me chamou a atenção foi a forma agressiva (leia-se pra frente, inovadora) que estas crianças conseguiram enxergar o brinquedo, criando manobras bem arriscadas e tornando assim o brinquedo interessante. Só de pensar que no meu tempo pegar impulso até o limite era alucinante, dá até vergonha.

Não posso afirmar, mas tenho quase certeza de que tudo foi filmado e editado por eles, inclusive o nome para cada manobra.

Dá pra imaginar do que esses “seres” serão capazes daqui alguns anos???

Enjoy it.