terça-feira, 1 de junho de 2010

br4|marketing na Copa do Mundo

Apesar dos craques da bola ainda não terem entrado em campo nesta Copa, os da publicidade já deram o pontapé inicial há muito tempo. Claro! Investir no maior evento esportivo do mundo pode trazer grandes resultados, o que explica a imensa demanda por peças relacionadas ao tema desenvolvidas pela br4|marketing. No entanto, é importante ressaltar que ações de marketing - mesmo quando o assunto é quase unânime - requerem uma análise do cliente, planejamento e alguns cuidados.

O momento é mais que propício para manifestações patriotas, porém evitar exageros é fundamental. De acordo com Robert Alvarez, professor do Núcleo de Esportes da ESPM, comércios devem investir em detalhes com as cores do Brasil, mas evitar alusões espalhafatosas que colocam a marca e os produtos em segundo plano. Totems para mesas e adesivos, funcionam para mostrar o envolvimento do comércio com a Copa sem “roubar a cena”. Tabelinhas da Copa também são eficientes. Durante o Mundial, ele servirá de “guia” para muita gente. Porém por serem muito comuns, é importante que a tabela seja prática e esteticamente atraente.
Também bastante comuns são as campanhas que envolvem apostas e bolões. Nesses casos, a realização de uma explicação coesa é fundamental para se evitar dúvidas, desinteresse ou possíveis conflitos legais. Além disso, é necessário se realizar um bom planejamento, que leva em conta o tempo de exposição, probabilidade e a margem de lucro da campanha. Apesar das dificuldades e riscos, esta interatividade estreita bastante o vínculo com consumidores.
Confira algumas das peças relacionadas ao tema Copa do Mundo desenvolvidas pela br4|marketing:

Totem - Doceria Fantasias

Descontos para os clientes que acertarem os vencedores
da Wine Lovers



Tabela da Copa - THK.


Um comentário:

fErnando Cardoso disse...

Massa,
parabéns pelo post, ficou muito bom!
O tema realmente desperta a atenção mundial e mesmo clientes com pouca tradição em comunicação, se curvam para esta época.
Um abraço,