terça-feira, 13 de novembro de 2007

Marketing online (Part 05) - Final.

Hoje, depois de um longo período, publicarei a última parte da pesquisa feita pela McKinsey, sobre como as empresas estão fazendo marketing online.

O QUE OS CONSUMIDORES FARÃO ONLINE...
A evolução do marketing digital reflete nas mudanças de comportamento do consumidor. Hoje, mais e mais pessoas utilizam a web - ao invés de livros, páginas amarelas, bibliotecas, lojas de departamento ou corretores de imóvel -, para buscar informação. Desta maneira, estão sempre sabendo sobre novos produtos ou comparando preços.

De acordo com os executivos de marketing que participaram da pesquisa da McKinsey, em 2010 a web será decisiva nos primeiros dois estágios da decisão de compra do consumidor - escolha do produto e referências -, conforme a figura abaixo. A expectativa de que a maioria dos consumidores procurarão por novos produtos online, será um fator decisivo no plano de marketing das empresas, que aumentarão seus investimentos significativamente em diversas ferramentas de comunicação online, que ajudarão a construir as marcas.

Uma pequena parcela dos consumidores, de acordo com os entrevistados, usarão a Web para executar transações ou acessar serviços. Mesmo assim, 53% do total de entrevistados esperam que suas empresas faturem mais de 10% das vendas totais nos canais online, em 2010. Mais do que o dobro dos dias de hoje.

Algumas empresas, particulamente os grandes usuários de ferramentas de marketing online, começaram a integrar seus esforços online e digital. Hoje em dia, apenas 42% utilizam campanhas integradas e 32% usam campanhas online, para influenciar a venda offline.


Nenhum comentário: