sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Alpex - final de ano.


Anúncio criado para a Alpex, comemorando o final de ano.


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A Última Ceia

A Última Ceia, um das principais obras de Leonardo da Vinci, foi concebida entre os anos de 1494 e 1498, na pequena igreja de Santa Maria em Milão, Itália.

Os anos passaram e a resistência da obra ao tempo diminuiu bastante, correndo um sério risco de desaparecer. Para evitar isto, a empresa HAL 9000 digitalizou a obra. Mas com 16 bilhões de pixels neste caso, possibilitando um zoom maravilhoso da obra.

Vejam o vídeo que conta um pouco esta história.

Excelente serviço prestado a sociedade.



(referência post Update or Die)

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Feliz Natal Doce.

A Doceria Fantasias é um lugar onde você engorda olhando para a vitrine. São doces e salgados variados e muito saborosos... Meus quilos a mais, com certeza vieram de lá.


A br4marketing foi contrada para desenvolver uma peça de final de ano para a empresa. O resultado ficou bem bacana e os consumidores sempre que releêm tem vontade de voltar à loja e provar mais uma daquelas delícias.


Vejam o resultado:


terça-feira, 20 de novembro de 2007

Grand Prix - Sainsbury's

(Post do Blog Estalo)

Imagine a situação: você é planejador do Sainsbury’s, uma das maiores redes de supermercados da Inglaterra. As vendas do seu cliente estavam em baixa de 0,2% e eles não estavam nada satisfeitos com o trabalho da sua agência, a AMV Abott Vickers.

Resultado: a conta é colocada em concorrência, e o seu emprego em perigo. Boa hora para se sentir motivado, inventar uma nova saída e por que não, ganhar um dos maiores prêmios de planejamento do mundo, o APG Planning Awards de 2007. E assim foi o começo da história do case vencedor do Grand Prix do APG.

A concorrência estava aberta, e para colocar mais adrenalina na história, quase todas as agências da Inglaterra que não tinham uma conta de supermercado estavam de olho na conta da Sainsbury’s.

Para sair do buraco o cliente lançou um briefing ambicioso: aumentar as vendas do supermercado em 2.5 bilhões de libras no prazo de três anos. Ambicioso até demais: só para se ter uma idéia, este valor corresponde a três vezes o valor da marca Pepsi na Inglaterra. Um valor astronômico, que provavelmente foi motivo de piada para algumas das agências que estavam participando da concorrência. Mas para a AMV Abott Vickers, esse número pretencioso foi a grande sacada.

Pense bem: o que significa aumentar as vendas em 2.5 bilhões de libras? Abrir novas lojas? Criar um slogan novo do tipo “Qualidade a preços baixos!”? Aumentar a distribuição de panfletos nos faróis? Duplicar os GRP’s?

Foi pensando nisso que o planejador teve o estalo: “Ok, 2.5 bilhões de libras em três anos. Isso significa 833,333,333 libras por ano. O que equivale a 16,025,641 libras por semana. Levando em conta que o Sainsbury’s realiza 14 milhões de vendas por semana, isso significa que se a cada venda realizada na loja tivermos um acréscimo de 1.14 libras, conseguiremos atingir esse objetivo.”

Com esse pensamento, a agência conseguiu transformar um número assustador e aparentemente inalcançável em algo mais palpável e real. Afinal, falar em um número de 1.14 libras por venda fazia mais sentido do que pensar no macro objetivo de 2.5 bilhões de libras em três anos.

O desafio então era aumentar o ticket médio de cada venda, incrementando o consumo per capita no supermercado. Foi aí que a Abott criou o “Try Something New Today”, uma idéia que tinha como meta inspirar as pessoas a sair da rotina e criar coisas novas na cozinha. Tudo isso com as dicas do tutor Jamie Oliver, um popstar da culinária (e da mídia) britânica – algo equivalente ao nosso Olivier Anquier.

Então, se a sua idéia é fazer um frango, por quê não inventar um Frango com pesto? Já que você vai comer um frango ao pesto, por quê não levar um risoto e misturar com o frango? E pra acompanhar, por quê não tentar criar algo novo pra beber?

O mais legal dessa história é que o “Try Something New Today” não é uma idéia de propaganda. É uma idéia de marketing como serviço. Uma idéia que invadiu a televisão de forma mais útil e interessante do que o usual “Alho por R$2.99”, invadiu e inovou a linguagem das gôndolas, o mix de produtos, o treinamento dos funcionários. Invadiu a cultura pop. Os programas de culinária. E a rotina de milhares de ingleses.

E enquanto os outros supermercados falavam em preços e ofertas, o Sainsbury’s falava em idéias. Idéias para quebrar a sua rotina. Idéias para deixar o seu dia dia um pouco mais diferente, mais saboroso e inusitado.

Parece simples. Parece óbvio. E é bem simples e óbvio. Mas por incrível que pareça, nenhum outro supermercado pensou em levar essa idéia tão a sério quanto o Sainsbury’s. É a máxima de Eiensten aplicada à vida real: “Everything should be made as simple as possible, but not simpler.”

Moral da história: Em apenas dois anos, 1.5 milhões de novos consumidores aderiram a idéia de tentar algo novo no seu dia dia, fazendo a receita do Sainsbury’s aumentar 1.8 bilhões de libras. Se as vendas continuarem nesse ritmo, em três anos o Sainsbury’s terá aumentado as suas vendas em 2.7 bilhões de libras, ultrapassando em 200 milhões de libras aquela meta inalcansável a qual algumas agências devem ter dado risada.

E claro. A Abott conseguiu manter a conta do Sainsbury’s. O planejador não perdeu o emprego e ainda ganhou o Grand Prix do APG Planning Awards.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Marketing online (Part 05) - Final.

Hoje, depois de um longo período, publicarei a última parte da pesquisa feita pela McKinsey, sobre como as empresas estão fazendo marketing online.

O QUE OS CONSUMIDORES FARÃO ONLINE...
A evolução do marketing digital reflete nas mudanças de comportamento do consumidor. Hoje, mais e mais pessoas utilizam a web - ao invés de livros, páginas amarelas, bibliotecas, lojas de departamento ou corretores de imóvel -, para buscar informação. Desta maneira, estão sempre sabendo sobre novos produtos ou comparando preços.

De acordo com os executivos de marketing que participaram da pesquisa da McKinsey, em 2010 a web será decisiva nos primeiros dois estágios da decisão de compra do consumidor - escolha do produto e referências -, conforme a figura abaixo. A expectativa de que a maioria dos consumidores procurarão por novos produtos online, será um fator decisivo no plano de marketing das empresas, que aumentarão seus investimentos significativamente em diversas ferramentas de comunicação online, que ajudarão a construir as marcas.

Uma pequena parcela dos consumidores, de acordo com os entrevistados, usarão a Web para executar transações ou acessar serviços. Mesmo assim, 53% do total de entrevistados esperam que suas empresas faturem mais de 10% das vendas totais nos canais online, em 2010. Mais do que o dobro dos dias de hoje.

Algumas empresas, particulamente os grandes usuários de ferramentas de marketing online, começaram a integrar seus esforços online e digital. Hoje em dia, apenas 42% utilizam campanhas integradas e 32% usam campanhas online, para influenciar a venda offline.


segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Non-Stop Fernando

O título acima até parece algo relacionado à br4marketing. Mas, não é nada disso.

A Emirates Airlines criou uma ação prá lá de interessante, para divulgar o lançamento do seu voo direto entre Dubai para São Paulo. A duração do vôo é de 14h40, isso mesmo, quatorze horas e quarenta minutos... Tempo suficiente para você descobrir tudo o que você precisa conhecer sobre o Brasil, com Fernando Ferreira, na sua performance non-stop.

Fernando fala por horas (literalmente!!!) sobre São Paulo e a cultura brasileira com as cameras ligadas, sem intervalos, cortes ou edições. Tudo direto, com o voo.

Vale a pena conhecer a ação.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Um dia de fúria.

Sabe aqueles dias que vc preferia ficar em casa, mas precisa ir para o trabalho. E, chegando lá, tudo começou a dar errado. O vídeo abaixo mostra exatamente o momento onde o pessoal esquece de qualquer manual de etiqueta no escritório e quebra tudo.

Confesso que por várias vezes pensei em fazer algo parecido e na hora me controlei. É verdade também que o lado esquerdo da minha mesa está amassado dos meus leves tapas.

(in)Felizmente todo mundo tem dias ruins... Boas risadas!