sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Como avaliar o desempenho de sua empresa em uma feira!

Numa época em que empresas e governos têm de aprender a fazer cada vez mais com cada vez menos recursos de marketing, é crucial saber se o programa de exposição está dando retorno positivo, tanto do ponto de vista do investimento como dos objetivos.
Mas medidas simples não contam a história toda. Por exemplo, se você estabelecer objetivos muito acanhados, o fato de atingi-los não prova coisa alguma. Por outro lado, se os objetivos forem ambiciosos demais, não atingilos também lhe deixará com escassez de informações.
Um dos maiores erros que muitos expositores cometem é retornar ao mesmo evento ano após ano e continuar fazendo a mesma coisa. Não estou sugerindo começar da estaca zero a cada feira ou exposição; muitas vezes, bastam algumas mudanças discretas para corrigir o que não está dando certo e fortalecer o que está. A avaliação é para isso. Seguem dois métodos quevocê pode experimentar para avaliar o seu programa de feiras e exposições.

1. AVALIAÇÃO INTERNA PÓS EVENTO

Muitas pessoas envolvidas num evento podem lhe dar feedback importante: sua equipe, a alta gerência, os organizadores do evento ou mesmo fornecedores.Antes da feira, converse com as pessoas das quais gostaria de obter feedback, pergunte-lhes se elas se disporiam a colaborar e envie-lhes uma lista dos critérios acerca dos quais gostaria de obter feedback. Esses critérios podem incluir: como você se saiu comparado com os concorrentes, o visual do seu estande (design, sinalização, iluminação, etc.), o fluxo de visitantes ao estande, brindes e material de apoio, a capacidade dos funcionários do estande, a qualidade dos visitantes do evento e do próprio evento.
Avalie cada item numa escala de 1 (insatisfatório) a 5 (excelente). Em seguida, prepare um formulário com as perguntas e critérios de avaliação que você gostaria que seus voluntários abordassem. Lembre-se de incluir uma seção para comentários e observações adicionais. Antes do evento, envie esse formulário para cada pessoa, acompanhado de instruções sobre como preenchêlo e o prazo de devolução. Assim que o evento terminar, entre em contato e solicite-lhes o feedback.

2. AVALIAÇÃO INDEPENDENTE

Há diversos nomes para esse tipo de avaliação, como mystery shopping [“cliente oculto”] ou auditoria. Não importa o rótulo, o procedimento é o mesmo. Busca-se um consultor independente experiente, que trabalhará ao seu lado para determinar os critérios de avaliação, visitará o seu estande e os de concorrentes como visitante comum e, no final, apresentará um relatório sobre como você se saiu.
Depois do evento, ele preparará um relatório quantitativo da sua atuação, tomando por base os critérios que vocês haviam determinado, e um relatório qualitativo baseado em observações pessoais. Os dois devem incluir fotos. Você pode escolher uma, outra ou ambas as técnicas – tudo depende de quão seriamente quer avaliar o seu programa. Com isso, você terá ideias construtivas para incorporar a seus planos futuros. Arquive todas essasinformações de modo que possam ser facilmente acessadas quando for planejar o seu próximo evento.

2 comentários:

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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