quarta-feira, 21 de maio de 2008

Alpex | Site Institucional


Este é o novo site institucional desenvolvido para Alpex.

Para acessá-lo clique aqui.

Ficha Técnica:
Direção de Criação: Eduardo Nabuco
Diretor de Arte: Eduardo Nabuco
Atendimento: Vinicius Guerra
Aprovação Cliente: Camilla Pini

sexta-feira, 9 de maio de 2008

10 motivos para mudar a marca da sua empresa

  1. Expansão dos negócios para novos mercados, caso a marca não tenha a força necessária para o novo desafio.
  2. Falta de elasticidade. Quando uma marca está diretamente associada a apenas um produto ou serviço, pode dificultar o crescimento em outros mercados. A mudança pode abrir caminhos para novas ofertas.
  3. Passado comprometedor em função de estratégia mal definida, parceria que não funcionou, erro na comunicação ou abalos na reputação.
  4. Implantação de uma nova cultura corporativa, pois a falta de identificação dos colaboradores com a marca se torna um risco para a empresa.
  5. Sinalização de mudanças. A revitalização da marca é uma estratégia eficaz e de grande impacto quando há necessidade de comunicar novas decisões, crenças, desafios e mudanças nos negócios.
  6. Envelhecimento da marca. Mesmo centenária, uma empresa precisa ter o compromisso com a inovação e atualidade, sendo a marca o símbolo dessa atitude.
  7. Associações negativas com a marca por conta de uma logomarca datada, uma postura antiquada ou um nome Inapropriado. A solução deve ser a revisão do posicionamento, mudança do nome e criação de nova personalidade.
  8. Design tecnicamente ruim (dificuldade de aplicação, cores em excesso, dégradé, tipografia e redução mínima sem legibilidade). A logomarca deve funcionar em todas as mídias e em todos os pontos de contato onde for aplicada.
  9. Valorizar negociações, pois o valor de uma marca está diretamente ligado às associações feitas pelo consumidor. Uma marca bem posicionada é um diferencial durante fusões e aquisições.
  10. Abertura de capital para o mercado. Quando se dá esse passo, é preciso, além do que foi citado no item anterior, estabelecer relacionamento com outros acionistas.

Quando resolver mudar a marca da sua empresa, fale com a br4maketing. www.br4marketing.com.br.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Bandeirante Brazmo | Anúncio Institucional


Esse é um anúncio institucional criado para a Bandeirante Brazmo.

Ficha Técnica:
Direção de Criação: Eduardo Nabuco
Diretor de Arte: Ricardo Nabuco
Redação: Vinicius Guerra
Atendimento: Vinicius Guerra
Aprovação Cliente: Gisele Oliveira
Veículo: Química e derivados

quarta-feira, 30 de abril de 2008

A criatividade foi pro ralo.

Há dias estou ensaindo este artigo na minha cabeça. Confesso que a preguiça de escrevê-lo a noite e a quantidade de trabalho na agência durante o dia, retardaram esta iniciativa. Bom, mas agora não há mais desculpas e vou tocar em frente.

Nas últimas semanas, principalmente por causa da 22ª semana de criação publicitárias, li muito a respeito do comparativo entre a propaganda brasileira e argentina. O que percebi é que nossos hermanos aprenderam a respeitar a sua criatividade e sairam do formato 30 ou 60 segundos. Hoje não se faz mais propaganda apenas nestes formatos, pois é preciso saber contar a história toda para gerar impacto ao cliente. Envolvê-lo!!!

Meu conhecimento sobre o trabalho criativo dos argentinos é pequeno, mas também não pretendo dizer aqui quem é o melhor ou o pior e sim, comentar sobre alguns comerciais feitos por aqui. Filmes estes, que ao meu ver, deixaram a criatividade guardada à sete chaves, sob pena de morte, caso alguém chegasse perto.

Antes de mais nada, não quero colocar em xeque a criatividade do Washington Olivetto (bombril) e Nizan Guanaes (parmalat). São os publicitários que mais admiro no mundo. E a fórmula criada por eles no passado foi um tremendo sucesso. Eu disse passado, foi-se, já era, vamos pensar coisas novas, etc...

Alguém pode argumentar que os personagens (Carlos Moreno e os bichinhos da Parmalat) voltaram porquê as pesquisas indicaram boa receptividade pelo target. Tudo bem, os personagens marcaram nossas cabeças na época, mas será que o efeito é o mesmo agora. Simplesmente vejo o “novo” comercial na tv e tenho a sensação de que desliguei a tv ontem e acordei alguns anos no passado.

Sei que esta é uma crítica muito particular, as vezes muito mais focada na marca (cliente) do que na própria agência. Vejo o comercial e a primeira coisa que me vem à cabeça é: Por que o cliente deixou isso passar? Por que o cliente não aposta no novo e deixa o passado de lado? Por mais que este passado tenha sido maravilhoso para a marca. Os tempos são outros!!!

A analogia escolhida para dar pano de fundo à estas comparações são os filmes consagrados no passado e relançados agora, na tentativa descarada de ressucitar alguns atores. O pior pra mim são os filmes com o Stallone. O cara já passou da idade, de repente agora seja a hora de fazer um filme mais maduro, de acordo com a experiência dele (sem explosões e mortes bizarras). Não é possível alguém aceitar rodar um filme, sem roteiro e história. Na boa, ele falou menos do que o Rodrigo Santoro no filme As Panteras. É lamentável.

Precisamos aprender a contar histórias, sem ter o rabo preso com nenhuma mídia. Arriscar em nossa profissão é a coisa mais alucinante que há. É verdade que acontecem erros, mas quando se acerta... Meu Deus, sai uma puta história, que se propaga sem muito esforço. Lembrem-se, estamos na era da web 2 ponto alguma coisa, portanto, conteúdo bom é conteúdo ao alcance de todos.

Um bom feriado pra todo mundo.

Comercial Pinho Brill (2008)


Comercial Parmalat (mamíferos crescidos)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

All Bikes Brasil | Papelaria


Esse material foi desenvolvido para All Bikes Brasil com a nova identidade visual da empresa.

Ficha Técnica
Direção de Criação: Eduardo Nabuco
Diretor de Arte: André Hieida
Atendimento: Vinicius Guerra
Aprovação Cliente: José Pini

Curiosidades .:: Nosso cérebro é doido!

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R
B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4BÉN5!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Marcello Serpa na semana da criação

Acabei de ler uma matéria do site Jornalirismo, sobre o Marcello Serpa e achei muito boa. Concordo com as coisas que ele falou, principalmente sobre o modelo da propaganda brasileira e a tentativa de estatizá-la. Se você pensar bem, de bobo, o governo Lula só tem o nome e o jeito de andar.

Confiram aqui a matéria completa.

Wunder Werke | Anúncio Institucional


Esse anúncio foi criado para Wunder Werke apresentar sua fábrica de software ao mercado financeiro.

Ficha Técnica
Direção de Criação: Eduardo Nabuco
Diretor de Arte: Ricardo Nabuco
Redação: Fernando Freitas
Atendimento: Fernando Cardoso
Aprovação Cliente: Kadu Fernandes

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Antes de partir: vale a pena assistir


Adorei este filme e a forma como ele equilibra os elementos dramáticos aos de comédia, além de duas atuações brilhantes de Jack Nicholson e Morgan Freeman.

A idéia de Antes de Partir não é das mais originais, mas a forma como ela é desenvolvida faz com que o espectador seja envolvido. Dirigido por Rob Reiner, o longa faz o espectador rir e chorar nas horas certas, emocionando de forma honesta. Não é genial, muito menos entrará para a história do cinema. E nem precisa de tudo isso. O filme cumpre seu objetivo ao tocar o público, que deve sair da sala de projeção com lágrimas dos olhos e um sorriso nos lábios.

Manchester | Stand Revestir 2008




Este é um projeto de stand para a Manchester, realizado no Transamérica entre 11/03/08 14/03/08.