quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Jorge Paulo Lemann

Ontem, li um post no Update or Die sobre a entrevista que o Jorge Paulo Lemann concedeu para a HSM Management. Devo admitir que foi uma excelente sacada de marketing colocar uma das perguntas no blog, pois gera uma curiosidade danada (confesso que foi comprar a minha!).

Agora, voltando para o post... O JP Lemann é um empreendedor admirável e construiu uma carreria brilhante, junto com seus sócios Sucupira e Teles. Do GP Investimentos aos 25% da INBEV mundial.

Vejam a respostas dele para a pergunta: Como é seu processo de decisão na análise de um negócio novo?

JP Lemann:
Ao longo do tempo eu comecei a confiar e depender mais de estudos, projeções e várias opiniões, num processo decisório mais formal. Mas jamais dispenso o feeling. Corremos riscos mais baseados em sentimento do que em análises muito profundas. Eu diria que antes agíamos com 80% de feeling e 20% estudo e, hoje em dia, esse mix talvez seja 50%-50%, mas eu não gostaria de ir na direção de ser 90% de estudos e 10% de feeling. Acho que aquilo que você sente na barriga vale tanto quanto aquilo que está no papel.

Por exemplo, no caso da compra da Brahma, se nós tivéssemos feito o due diligence [análise e avaliação detalhada de informações e documentos de determinada empresa e/ou seu ativo, com abordagem contábil ou jurídica] adequadamente, nunca a teríamos comprado. Logo depois da aquisição, descobrimos grandes problemas financeiros, especialmente no fundo de pensão.

Mas nós compramos. Por quê? Porque nosso feeling dizia que somos um país de população jovem, com muito calor, e acreditávamos que cerveja era um bom negócio mal tocado aqui. Para nós isso valia mais do que se o Lula ou o Collor ia ganhar ou se o fundo de pensão tinha ou não problema. Bom, basicamente estávamos certos, porque conseguimos transformar os cerca de US$66 milhões que botamos lá em 25% do que a Inbev vale hoje em dia.

Outra coisa: se eu vou investir numa empresa e você me disser que aquilo vai fabricar ouro em pó ou pimenta, não me interessa. Tenho muito mais interesse em ver quem está lá tocando a gestão, o que essas pessoas pensam, em que acreditam. Eu sou uma pessoa que aposta muito no ativo humano, essa é minha prioridade, sempre.

A entrevista é de José Salibi Neto (Chief Knowledge Officer do Grupo HSM)

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Manual de Integração

A br4marketing criou o novo Manual de Integração do Hospital São Luiz. Clique na imagem abaixo, para ampliar.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

SolidariDOW - por uma boa causa.

O evento SolidariDOW ocorreu em novembro do ano passado, mas mesmo assim, resolvemos separar um espaço por aqui, para falar sobre o assunto.

A Dow, um dos nossos clientes, realizou no último dia 23/11 o primeiro SolidariDOW. O projeto consiste em construir casas populares em Guarujá, que possibilitará uma melhor condição de vida a várias famílias da cidade.

A br4marketing criou a logomarca da ação e doou a criação de 04 banners para divulgação interna do evento. Sabemos que esta foi uma participação simbólica, mas o mais importante foi feito e plantamos a sementinha de uma árvore super bacana chamada SOLIDARIEDADE.

Abaixo a carta de agradecimento. Ficamos muito orgulhosos em ajudar!!!



terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Novo site no ar!



O novo site da br4marketing (clique aqui) acaba de entrar no ar. A ferramenta pretende divulgar os trabalhos desenvolvidos pela agência com mais agilidade para o mercado. Sem dúvida alguma o sistema criado para o portfolio é a maior novidade. Confira as principais caracteristicas:

Verticais criativos: o portfolio está dividido de acordo com os nossos verticais criativos – Comunicação, Feira de Negócios e Eventos Corporativos.

Clientes: cada cliente terá seus trabalhos publicados na sua pasta, que comporta até 18 trabalhos.

Visualização: ao clicar em algum trabalho do cliente, abrirá uma tela ampliada para facilitar a visualização. Além da possibilidade de ir e voltar dentro da pasta do cliente.

Aguardamos a sua visita no endereço acima e os comentários por aqui.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Tropa de Elite: o seu "ingresso" por uma boa causa.

Aposto que muita gente, me incluo neste percentual, assistiu o filme Tropa de Elite através de um dvd pirata. Ok! Concordo que esta é uma verdade chata de dizer, pois afinal de contas você acaba contribuindo pela sem-vergonhice crônica deste país. O famoso jeitinho brasileiro para conseguir tudo o que quer sem nenhum sacríficio.

Na última quinta-feira, li uma matéria no G1, site de notícias da Globo, pra lá de bacana. Dizia que os produtores do filme Tropa de Elite criaram uma conta-corrente para as pessoas que assistiram o filme pelo DVD pirata e quiseram pagar o valor do ingresso. A idéia surgiu depois de diversas solicitações do público - fiquei muito feliz com a atitude destes brasileiros. PARABENS!!!

Na verdade a conta-corrente é do INCA - Instituto Nacional do Cancer, uma entidade carioca que tem feito um trabalho maravilhoso com os doentes de câncer.

A idéia me chamou tanto a atenção que logo peguei a matéria do jornal e repliquei para todos os meus contatos pessoais. Abaixo deixo todas as informações do INCA. De repente, alguém se interessa e engrossa esta lista.

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=256 (informações bancárias e institucionais)
e o CNPJ deles é: 40226946/0001-95. – para doc

Sinceramente, esse foi o ingresso mais bem pago da minha vida.

Abraço,
Fernando Cardoso

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O ano começa exatamente onde o outro parou.

Primeiramente, gostaria de desejar um 2008 show de bola pra todo mundo. Muita coisa boa, poucas tristes, muitas alegrias, pouco sofrimento, muita história boa pra contar, tanto na vida profissional e principalmente na pessoal.



O brog vem para 2008 com muito gás e uma vontade enorme de disseminar o conteúdo de publicidade e propaganda para todos. Sem é claro deixar de falar da br4marketing... principal objetivo de todos os nossos esforços.



O post de hoje, fala sobre a nova marca da Xerox... isso mesmo, a velha senhora resolveu sair do armário e associar a sua imagem a outros setores, além de fotocopiadoras. Um excelente exemplo onde a marca torna-se o produto. Alguém ai pode tirar uma "xerox" pra mim?



A nova identidade quer passar o conceito de "conexão entre as empresas, mercados e consumidores", mostrando que a empresa está antenada (?) e em busca de novos mercados.



A implementação da nova marca ocorrerá nos próximos 18 meses em todo o mundo. Boa sorte para todos os envolvidos. Só quem passou por um processo deste, sabe o sacrifício que é.



Abaixo, o novo logo e o antigo: