quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Católicos X Evangélicos pela ótica do ateu

O título acima é uma provocação referente a briga entre Rede Globo – reconhecida pela sua tendência católica – e Rede Record – empresa de Edir Macedo. E claro, tudo isso visto por um ateu, isento à carga religiosa de cada emissora.

Semanas atrás vi reportagens e depois a cobertura sobre o lançamento da TV Record News, primeiro canal da TV aberta com conteúdo exclusivamente jornalístico. Pensei: “A estratégia da Record realmente está muito ousada. Não demora muito para os veículos comentarem sobre a guerra desenhada nos bastidores”.

Tanto é que a Veja desta semana estampou na capa: “A guerra entre Globo e Record – na tela e nos bastidores”. Um dos pontos fundamentais desta afimação foi que a Record tornou-se a segunda rede brasileira em Ibope, superando o SBT em todas as faixas de horário. Abaixo, algumas informações interessantes:

- De três anos para cá, dobrou o faturamento publicitário, que chega a um bilhão de reais.

- O desafio imposto pelo canal do bispo Macedo é o mais duro que a Globo já enfrentou.

- Edir Macedo é um homem muito mais ambicioso que o dono do Baú da Felicidade (Sílvio Santos, do SBT) e a Record tem um papel central na realização de suas ambições.

- O SBT nunca representou o mesmo tipo de ameaça: 10 pontos de audiência média sempre foram suficientes para que Sílvio Santos mantivesse uma estrutura empresarial que lhe convinha.

- A Record despejou 300 milhões de reais na criação de uma indústria de novelas própria.

- Em três anos, tirou 60 jornalistas da Globo. Muitos receberam ofertas salariais três vezes superior ao que ganhavam na Globo.

- A igreja Universal representa 1/3 do faturamento da Record, que compra horários na programação da emissora.

Eu acho esta disputa totalmente saudável para o consumidor, que ganha mais uma opção de “entretenimento”. Além é claro, da criação de uma nova mídia para investimentos publicitários.

Nenhum comentário: