terça-feira, 9 de outubro de 2007

Marketing online (Part 04)

Aqui vai mais um pouco da pesquisa da McKinsey sobre como as empresas estão fazendo marketing online.

COLABORANDO COM OS CONSUMIDORES
Ferramentas de colaboração como blogs, wikis e redes sociais iniciaram sua participação na propaganda, desenvolvimento de produtos e serviços ao consumidor.

1/3 dos entrevistados disseram que suas empresas utilizam algum tipo de ferramenta interativa ou colaborativa na publicidade. Algo entre 22% usam essas ferramentas para retenção dos clientes, que no consenso geral, ajuda a construir relacionamentos entre empresas e consumidores. O mais interessante é que apenas 19% aplicam as ferramentas para construção de marcas. O entusiasmo para experimentar essas ferramentas é claro: mais de 1/3 responderam que não sabem qual objetivo de marketing seus investimentos em colaboração e interatividade atingem, enquanto, 15% dos orçamentos para publicidade digital das empresas vão para estas ferramentas.

Pouco mais de 2/3 dos entrevistados utilizam ferramentas online para envolver seus clientes no desenvolvimento de produtos. As razões variam de acordo com o setor, que pode testar conceitos ou gerar idéias.

Além disso, 31% responderam que utilizam ferramentas de desenvolvimento de produtos colaborativas, tais como iniciar discussões em blogs para testar idéias, envolvendo os consumidores no uso das ferramentas colaborativas de design, ou testando o comportamento de venda dos produtos em mercados virtuais.

Nenhum comentário: