quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Top Planejamento Estratégico - dia 02.

Ontem foi o segundo dia do Top Planejamento Estratégico 2008, lá na ESPM. As apresentações de hoje foram muito mais bacanas e trouxeram cases de tudo quanto é jeito.

O primeiro palestrante da noite foi o Fernando Quinteiro, diretor de planejamento da FabraQuinteiro. A proposta dele foi explicar todo o processo do planejamento, antes da execução do trabalho. Vamos aos principais pontos:

- dado importante: apenas 5,5% da audiência da tv presta atenção no anúncio do seu cliente, segundo dados da pesquisa Big Research (USA). Os outros 94,5% trocam de canal, conversa com o amigo e muitas outras coisas, menos prestar atenção na mensagem.

- Ele falou sobre o papel do planejamento dentro da agência e definiu como: obter informações, pesquisar e detectar os anseios do relacionamento do consumidor com as marcas. Ou seja, um catalizador de idéias, que alimenta a cabeça dos criativos com insights.

A interdependência na relação do mercado, prova que as relações das empresas com o mercado são dinâmicas; que o sucesso de uma marca depende da forma como é percebida e; cabe a cada empresa entender o universo de influências mercadológias e sócio-culturais.

A relação da marca com o consumidor deixou questões interessantes: Como você se relaciona com as marcas? Como elas estabelecem diferenciais? Como as marcas se relacionam com você? Aqui, ficou claro que o papel de emissor e receptor pode ser assumido tanto pela marca, quanto pelo consumidor, como vimos ontem.

O valor das marcas abordou principalmente os atributos gerais que a marca desenvolve ao longo dos anos, mas princpalmente os atributos que falam diretamente com cada consumidor. Outro ponto importante são as marcas que viraram categorias, como Samsung, Band-aid, Nike, McDonald’s, etc.

A última etapa da apresentação foi para apresentar o case do Champix, da Pfizer – produto que ajuda as pessoas a pararem de fumar. O bacana foi descobrir os insights que a agência descobriu e levou para criação. Mesmo sendo um setor com muitas restrições impostas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o trabalho ficou bem feito.

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Eduardo Lorenzi, diretor de planejamento e Matthew Gladstone, head de planejamento da Neogama-BBH conduziram a segunda palestra da noite. Eles usaram muitos estudos de casos para ilustrar o desenvolvimento do planejamento dentro da agência. Desde o começo eles mostraram que não há fórmula pronta para executar o trabalho. Cada trabalho precisa encontrar o seu caminho para brilhar, seja através do insight do cliente, do atendimento ou mesmo a proposta de uma nova aboradagem para o tema.

Ao mesmo tempo que o planejamento cataliza as informações e alinha estratégias, os profissionais devem ter espírito generoso para distribuir os insights e fazer que todos trabalhem por uma grande idéia para o cliente. Uma grande idéia sem execução não é nada.

Depois, com mais calma vou separar alguns cases apresentados por lá e postarei aqui no brog.

Amanhã tem mais,

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