terça-feira, 18 de setembro de 2007

Postais de San Diego – um resumo

Ontem, rolaram as apresentações do GP, resumindo os principais pontos do AAAA – Acount Planning Conference 2007, realizada em San Diego. As apresentações foram divididas assim:

Jay Chiat Planning Awards + Case Smirnoff
Ken Fujioka, diretor de planejamento da JWT e presidente do GP, falou sobre ser jurado nesta edição, além de nos ajudar a entender qual a melhor forma para apresentarmos os cases para o juri (espero que em breve a br4|marketing submeta um!). Vender a história que vc tem (dramatizar) com organização e todas as peças que compoem a campanha (sem economizar) é fundamental para convencer o juri. É claro que o papel do planejador deve ser reconhecido e necessário para execução do case, caso contrário, não adianta aspirar nenhuma premiação.
Guega Rocha, planejadora da JWT, falou sobre a menção honrosa que o case da Smirnoff ganhou (parabéns JWT Brasil). O case, foi sobre como posiconar a vodka em um terreno amplamente dominado pelas cervejas – de tudo alcoolico que o brasiliero bebe 80% é cerveja, contra 04% da vodka. A sacada foi inserir o produto dentro das crenças sobre futebol. Assim, como uma pessoa pode tomar banho no mesmo horário, comer determinado prato, sentar no mesmo lugar antes do início do jogo para dar sorte ao time (no caso a seleção); esses mesmos caras podem beber drinks (feitos com Smirnoff, claro!) que ajudam na torcida. Inventaram drink contra argentino (o melhor de todos!!!), japoneses, para cartão vermelho do adversário, entre outros. A comunicação foi feita com anúncio, site, postais, ativação... tudo isso, com verba de R$ 1MM, considerada baixa. Ai se um desses trabalhos cai aqui na agência, seria uma verba gigante.

Belief: o poder de acreditar
Sumara Osório, planejadora da Lew,Lara, falou sobre como devemos acreditar mais nos valores da marcas e idéias. Apresentou cases que ilustram muito bem como cada um tem o seu jeito de acreditar nas coisas e que isso deve e é importante que seja respeitado. A paródia do case da Dove (quem não viu o original, aqui) é perfeito. Ainda bem que funciona desta maneira. O que acredito ser bom para mim, pode não ser para você e, isso não deve ser visto como o final dos tempos.

Design criando possibilidades
Marcelo Magalhães, planejador da Giovanni+DraftFCB, comentou sobre o design como facilitador da comunicação. Afinal, design está em tudo, da luminária em cima da mesa, até o carro que me leva para todos os lados. Ele baseou sua apresentação nos onze elementos de design da Massive Change.
Outro ponto muito bacana, foi apresentar o conceito da Method (Sumara comentou sobre o tema tb). Para quem não conhece, é uma empresa de produtos de limpeza e higiene pessoal, que utilizou o design como mídia, com isso, seus produtos levam a mensagem para o consumidor, que é cuidar bem da sua familia, mantendo a casa limpa (o foco saiu do benefício do produto para as relações humanas. Irado!!!). Isso sem falar na formulação politicamente correta dos produtos. Sério, dá até vontade de esfregar o chão.

Repensando o papel do planejador
Gabriela Soares, consultora, apresentou a visão da galera de San Diego sobre o novo papel que o planejador assume, dentro do processo criativo. Algumas coisas que vale guardar e usar:
- Planejador não deve ser arrogante, por causa do conhecimento que adquire;
- A informação / conhecimento precisa ser dividido
- Colaboração com as áreas na agência, para o resultado final atender e superar as expectativas dos clientes.

O que achei
O evento foi bom. Excelente conteúdo e muita gente boa espalhada entre os estudantes. Uma pena que não consegui trocar idéias com ninguém (o transito é foda!).
Parabéns à BBH Londres, que levou o GrandPrix por Click, da Axe, no primeiro ano que a competição abriu as portas para competidores estrangeiros. A força dos inglês na matéria.

Bom é isso, espero ter contribuído de alguma forma com este resumo.

Um comentário:

Fábio Vanzo disse...

Aê meninão, pode linkar "A via-crúcis do corpo" [ http://fabiovanzo.blogspot.com ], é meu blog mais atualizado. Abrazzos!