quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nascer online

Não é mais roteiro de ficção científica: nascimentos já podem ser transmitidos em tempo real na internet. Já imaginou os primeiros momentos do seu filho sendo vistos em rede, até por alguém que está em outro país? Quem traz essa novidade é o Hospital São Luiz, que em parceria com a Publivídeo montou um sistema capaz de filmar partos e transmiti-los por streaming (técnica que deixa os vídeos mais leves, como os de YouTube).

Mas até aí você deve se perguntar: “urgh, então eles vão realmente filmar um parto e mostrar?”. Vale entender, claro, que o sistema tem uma série de restrições: primeiro, os pais que decidem se contratam o serviço, eles não vão sair filmando o parto sem pedir. Caso aceitem, os pais ganham uma senha e ficam responsáveis por distribuir o código aos familiares e amigos, para respeitar a privacidade em um momento tão importante desses. E em segundo lugar, não se filma o parto inteiro, exatamente para não chocar quem está assistindo: “O objetivo é compartilhar a emoção da chegada do bebê com parentes e amigos. Por isso, o enquadramento fica restrito ao rosto dos pais e do bebê” explica Paulo Gomes, o engenheiro responsável da Publivídeo.

Mais detalhes sobre o projeto você pode conferir na mala-direta produzida pelo Hospital São Luiz em conjunto com a br4|marketing, para informar os próprios médicos do hospital sobre essa novidade.



E o assunto que fica no ar, ou melhor, na rede, é até onde vai a presença da internet na vida do homem: ela já permite a um pai ou mãe verem o parto do próprio filho, mesmo estando do outro lado do mundo.

2 comentários:

Fernando Andreazi Neto disse...

Acho a iniciativa válida, promissora e provavelmente bastante lucrativa. Tá cheio de brasileiro imigrante com situação imigratória irregular que não pode vir ao Brasil presenciar momentos importantes da família. A não ser que a volta tenha uma rápida passagem por "Tihuanas o algo así!"

Daniela Moniwa disse...

Imagina se o pai é daqueles molengas que desmaiam no meio do parto. Isso evita que a mãe não tenha uma lembrança do parto.