terça-feira, 20 de abril de 2010

Quem tem medo de... Campanha publicitária?

Lembra do homem do saco? E do bicho-papão? Há décadas esses dois comparsas são utilizados no “adestramento” de crianças. Tal procedimento é constantemente discutido por psicólogos e educadores, mas será que o uso do medo como elemento de prevenção realmente funciona na publicidade? A famosa frase “Droga Mata” foi emblemática na campanha antidrogas dos anos 90 e escancara o uso do medo. Veja o link: http://www.drogamata.com.br/. Outras seguem essa fórmula em campanhas antitabagistas e de prevenção de acidentes no trânsito.

http://www.dormiu.com.br/wp-content/uploads/2008/05/cigarro-04.jpg

Com mensagens mais light, comerciais como os a seguir buscam aproximar o público através do humor:

http://www.youtube.com/watch?v=TvC6RryUn0Y

http://www.youtube.com/watch?v=dMg9DAisHYI

E então, será que educar utilizando o medo funciona? Isso não é uma pergunta retórica.

Por Fernando Andreazi - Redator da br4marketing

8 comentários:

carlosriverdi disse...

Acho que não tenha funcionado essas campanhas pelo medo, até porque o uso de drogas não diminuiu, acredito que pelo contrário até tenha crescido.

Pedro C. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro C. disse...

Até como o Carlos falou acima, os números vão dizer o efeito da propaganda.

Mas acredito que uma abordagem mais agressiva tende a repelir as pessoas: dá vontade de tampar as imagens nos maços de cigarro, não de lê-las.

E já tem campanha nacional utilizando uma abordagem de conscientizar mais do que apontar o dedo: http://www.youtube.com/watch?v=_6-MdBVNhFk. Vale conferir.

Léo Magni disse...

Acredito que as duas abordagens podem funcionar, mas ambas, devem ter um esforço paralelo em treinamento das autoridades, educação e conscientização de toda a população.

Bruno Tartari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fErnando Cardoso disse...

Fala Galera,
Realmente este é um tema polemico. Acredito que a sacada mais importante na hora de comunicar é realmente pensar no público-alvo e quais são seus interesses e hábitos. Digo isso porque ao apresentar o tema "Droga Mata", que deveria gerar impacto profundo sobre o adolescente, na verdade, deixa os pais de boca aberta. Ou seja, o pai e a mãe pode coibir o uso de diversas maneiras, mas infelizmente eles não estão grudados nos filhos 24hrs. E, na primeira vacilada, se o moleque quiser, ele vai lá e consome.
A comunicação precisa ser efetiva e principalmente pensada, antes da sua execução.

Bruno Tartari disse...

Bruno Tartari disse...
Um estudo (notícia em: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/11/267202.shtml ) diz que campanhas antidrogas são ineficientes por diversos motivos. Alguns ligados ao discurso (há aqui a crítica sobre a propaganda do medo) mas outros ligados ao foco das campanhas, a erros estratégicos. A pesquisadora concluiu que os discursos são focadas nas classes média-alta e alta, enquanto o grosso do problema ocorre com as classes mais baixas. Além disso, a TV aberta é uma mídia que fala com essas classes mais baixas. Dessa forma, o discurso está desalinhado com a programação da mídia e com o público alvo.
Outro ponto ressaltado é o fato de as campanhas dizerem 'se vc usa, pare' ou então 'se vc não usa, não experimente', mas nunca diz como e onde procurar ajuda.
Soma-se a isso a idéia errada explícita nesses discursos de que as drogas são montros que perseguem suas vítimas, nunca responsabilizando os usuários por se meterem com elas. Salvo raríssimas excessões, basicamente ninguém começa a usar drogas por que alguém lhe aponta uma arma e diz: cheire essa cocaína! Assim o correto é atacar na base, não colocando os jovens como vítimas das drogas, mas como responsáveis por suas vidas.
A conclusão é que a propaganda deve informar e nunca mandar. Assim, e só assim, ela funcionaria. Isso segundo a autora.
Eu acho que a unica campanha anti-drogas que funciona é a educação.

mbmauroborges@terra.com.br disse...

MAURO BORGES É AUTOR E COORDENADOR NACIONAL DA PREMIADA CAMPANHA DROGA MATA, CUJO SIMBOLO É UMA CAVEIRA ESTILIZADA, LADEADA POR DESENHOS DAS PRINCIPAIS DROGAS. DROGA MATA SIM !!! SÓ QUE ANTES DE MATAR FISICAMENTE, AS DROGAS MATAM MORALMENTE, MATAM ESPIRITUALMENTE E POR FIM, DEPOIS DE MUITO SOFRIMENTO PARA O DROGADO, FAMILIARES E AMIGOS A DROGA MATA FISICAMENTE. NÃO SE TRATA DE FAZER CAMPANHA PELO MEDO, PELO TERRO. TRATA-SE DE DIZER SIMPLESMENTE A VERDADE NUA E CRUA. FAZER CAMPANHA ANTI DROGAS SEM DEIXAR BEM CLARO QUE DROGA MATA É FALTAR COM A VERDADE, DIZ O SEU AUTOR MAURO BORGES. ALIÁS, A CAMPANHA "DROGA MATA" ESTÁ COMEMORANDO 30 ANOS NA LUTA CONTRA AS DROGAS PROÍBIDAS OU LIBERADAS, TENDO AO LONGO DOS ANOS CONQUISTADO O IMPORTANTE APOIO MORAL DAS FAMÍLIAS, AUTORIDADES, ASTROS E ESTRELAS DA MPB. A FAMOSA CANTORA CLAUDIA LEITTE ACABOU DE GRAVAR A MÚSICA "DROGA MATA". ACESSEM NA INTERNET/YOUTUBE: DIGITANDO: CLAUDIA LEITTE DROGA