quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cases Memoráveis: Halo 3

Sendo um planner por natureza, valorizo com vigor a categoria Titanium & Integrated como a mais importante do Festival de Cannes. Tal categoria deixa claro o quão importante é ir além do filme de 30” e que ações integradas são capazes de transformar as marcas, empresas, mercados e até mesmo a cultura de uma super potência mundial.

Naturalmente refiro-me ao EUA mas errou quem pensou na campanha do presidenciável Obama. Estou falando da campanha criada pela McCann Erickson de São Francisco para o lançamento de Halo 3, o jogo de maior sucesso do console (vídeo-game) da Microsoft, o Xbox 360.

Não consigo descrever em palavras a comoção que envolvia o lançamento de Halo 3. Tanto faz se você gostava de games ou não, se era jovem ou pai de família com idade superior a 40 anos. Simplesmente era cool gostar de Halo 3. O apelo emocional era fortíssimo e extremamente coerente com o patriotismo natural do povo daquele país.

Em 24hs, Halo 3 arrecadou US$ 170 milhões transformando-se assim no maior lançamento da história do entretenimento. Hoje, este titulo pertence a GTA 4, jogo extremamente violento produzido pela Take-Two que faturou em apenas 1 dia mais de US$ 310 milhões.


O vídeo abaixo conta todo o processo da campanha:







E aí? Vale a pena ir além do tradicional?


2 comentários:

Bruno Tartari disse...

Sempre vale a pena ir além do tradicional, mas o contrário do que alguns mais radicais pensam, isso não significa não usar o tradicional, mas complementá-lo com o não-convencional e, assim, não depender de uma unica cesta para transportar todos os seus preciosos ovos...

Chammé disse...

Huahuahuahau. Gostei da metáfora, Brunão.
Mas acho o case em questão muito pertinente. O "museu da guerra" usou como uma das principais peças os comerciais de 1'30''. O que é bom repensar aqui é que o comercial, mesmo que seja a peça de maior penetração, não precisa ser o principal. Chovendo no molhado: no virtual as pessoas tem muito mais condições de se aprofundar em narrativas; eis a interação.
Digo isso lembrando de um comercial da DDB Londres para Volks, que ganhou ouro no Film de Cannes, mas podia muito bem ter levado Integrated se fosse pensado mais como ação, e menos como filme. A ideia era: test-drives de madrugada, onde a cidade está vazia, e você pode dirigir a vontade.

http://www.youtube.com/watch?v=5U9I7QrpSkk