quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Copa tá pintando aí

Estamos a quase um mês da Copa do Mundo, e gente falando sobre o assunto é o que não vai faltar. Mas dá para tentar ser um pouco menos óbvio, discutindo, por exemplo, sobre estética e futebol. Isso mesmo: algo tão presente nas Copas quanto a bola e os jogadores são os pôsteres. A primeira edição da Copa da FIFA, no Uruguai, em 1930, já contou com um pôster emblemático. Segundo Nicolette Tomkinson, diretora da divisão de Vintage Posters da Christie’s (uma das casas de leilão mais reconhecidas mundialmente), o pôster do torneio de 1930 é o melhor no estilo art deco.


Confira aqui os cartazes já produzidos para Copas do Mundo. E quando o assunto inevitavelmente for futebol, você já pode chegar com uma abordagem um pouco diferente.

Este post foi inspirado por Bruno Cesar, assistente de arte da br4|marketing.

6 comentários:

Anna Fernandes disse...

Só queria agradecer a galera da br4 que me ajudou muito, muito, muito mesmo no meu trabalho. Muitíssimo obrigada pela atenção!!!! Todos são nota 10000000000! Beijos

fErnando Cardoso disse...

Oi Gabi, bom dia! Imagina, muito obrigado a você pela visita, gostamos muito. Ficamos feliz em ajudar e saiba que pode contar com a galera sempre.
Mta sorte ai no trabalho e que no final, tudo de certo.
beijo
fErnando e equipe br4|marketing

fErnando Cardoso disse...

Agora sobre o post do Chammé, para ele não ficar chateado e achar que o texto dele virou um mural de recados, ehehehehehe.
Chammé, muito interessante puxar o tema para esta reflexão. Eu sempre achei que os pôsteres foram a essência da comunicação, pois eram muito usados nas antigas, época que os veículos impressos ainda eram subutilizados na publicidade.
Cara, esse de 1930 é show de bola, mas gostei muito do Brasil de 50 e Espanha de 82 (com muita inspiração em Picasso). Hum, este da Africa do Sul está muito bacana tb; moderno, sem perder a linguagem de poster.
Agora, pra quem gosta de poster, vou deixar uma dica tb: "a soviet poster a day" - http://sovietposter.blogspot.com/, que fez uma crítica a mais de 120 posteres vintage da URSS (ou, seria URSO?!?!?! rs). Os caras mandavam muito bem e tem muita referência boa por lá. Infelizmente o blog deixou de ser atualizado, mas os arquivos continuam lá e o autor está com dois novos blogs onde os criativos podem se deliciar e inspirar.
Sei lá, acho que é isso...

Chammé disse...

Muito bom, Fê.
O mais legal é ir conferindo a estética de cada época conforme você vai descendo a tela.

Curti vc ter falado dos pôsteres soviéticos, que a meu ver, são inspiração de dois pôsteres da copa:

1.claramente o da França em 1938 (http://www.expertfootball.com/history/posters/1938.jpg)

2. e o anterior, da Itália 1934, e pensa que azzura do Mussolini era inimiga dos soviets (http://www.expertfootball.com/history/posters/1934.jpg)

A estética do Construtivismo Russo é bem legal. E o " A Soviet Poster a Day" foi uma referência quando eu precisei pesquisar por isso.

Bença!

Chammé disse...

Ah, e não poderia deixar:
Gabi, seja bem-vinda. E boa sorte no trabalho.

Bjão.

carlosriverdi disse...

Bem legal essa nova visão sobre a copa, porque como no post diz que só se comenta sobre qual jogador vai arrebentar, se tal seleção vai se dar bem e os cartazes também fazem parte do universo da copa e pra quem curti mesmo é muito interessante.